Série, 1933 – 1951
PT-CMP-AM/PRI/CLDV/4699
Algumas campanhas de sucesso, como por exemplo o fomento do consumo nacional de sardinhas (1934-35) ou a presença da Ach. Brito na Exposição Colonial Portuguesa (1934), encorajam Raul de Caldevilla a regressar em pleno à publicidade.
Mas é no jornal portuense "O Primeiro de Janeiro" que assentará esta segunda e definitiva incursão. A partir de 1933, cria na última página do jornal uma secção diária que intitula de “Utilitário – Folhetim Publicitário”.
Anúncios de pequenas dimensões são dispostos ao jeito de banda desenhada, acompanhados por pequenos textos de interesse geral, anedotas, ou dicas de boas maneiras (que mais tarde compilará no livro “Não é bonito” de 1946). Caldevilla introduz as personagens da família Jacastá, que apresentam e interligam os anúncios da secção.
O seu genro, Fradique Paula Santos, casado com a filha Maria Paulina, colabora com Caldevilla e, após a sua morte em 1951, ficará responsável pela secção.
3 fotografias; 3 livros; 5 folhas; 13 folhetos
Arquivo Histórico
[Alberto Bramão (D.), Campos Monteiro, pai, Charles F. Higham (Sir), Cardoso Júnior (Prof), Carlos Malheiro Dias, Ferreira de Castro, Francisco A. Corrêa (Prof), João de Castro (D.), Júlio Dantas (Dr.), Mário Azenha, Mattoso da Fonseca, Octave-J. Gérin, Reinaldo Ferreira, Sousa Costa (Dr.), disseram:]
(1941/08 – 1941/08)
[Carlos Malheiro Dias, Ferreira de Castro, Júlio Dantas, Mattoso da Fonseca, Octave - J. Gérin, Reinaldo Ferreira, Sousa Costa disseram:]
(1940/04 – 1940/04)
[Carta de agradecimento, dirigida a Raul de Caldevilla por Mimon Anahory]
(1949/11/9 – 1949/11/09)
[Composição ornamental com a designação "Folhetim Utilitário"]
([1935/06] – [1935/06])
[Diferentes perspetivas de montagem publicitária (?) "A Alegria de Oferecer"]
([19??])
[Esboço de artigo de jornal]
([192?])
ver todos os 24 documentos »