Administração dos Domínios Directos da Casa de Abrantes. 1942-1970

Produtor, 1942 – 1970


Em 21 de Setembro de 1942 foi constituída entre José de Lencastre e Távora, José Isidoro de Almeida Pinheiro e José de Almeida, uma sociedade civil por cotas de responsabilidade limitada, denominada Administração dos Domínios Directos da Casa de Abrantes, Limitada.
A escritura de constituição desta sociedade foi publicada no Diário do Governo, IIIª Série, nº 302 de 29 de Dezembro de 1943.
Teve sede provisória na Rua de Camões, nº 99 - 1º direito, da cidade do Porto.
O objectivo principal da sociedade era a administração geral dos direitos que o sócio José de Lencastre e Távora possuía da herança deixada por seu pai D. João de Lencastre e Távora, Marquês de Abrantes.
Em 7 de Março de 1945, foi indicada para substituir os sócios no seu impedimento na gerência da Administração dos Domínios Directos da Casa de Abrantes, Limitada, D. Berta Pinheiro de Almeida Vilela, Bacharel em Direito. Na mesma ocasião foram indicadas como segundas representantes de cada sócio, a Senhora D. Maria Emília de Casal Ribeiro Ulrich, a Senhora D. Elisa Gomes de Carvalho Pinheiro e a Senhora D. Aurora dos Anjos Aguiar de Almeida, que seriam chamadas ao exercício da gerência da sociedade quando necessário.
Em 28 de Fevereiro de 1964, os sócios da Administração dos Dominios Directos da Casa de Abrantes, Limitada - Senhora D. Maria João de Lencastre e Távora e Manuel Paulo de Castro e Lemos - deliberam exonerar dos cargos de gerentes, os ex-sócios D. Olga Elisa de Carvalho Pinheiro Salgueiro e Sr. José de Almeida e designam como gerentes substitutos os senhores Dr. Henrique da Costa Ferreira e Manuel Celestino Soares Cortes Domingues Pinto.
Após a morte do marquês de Abrantes em 1964, o Dr. Henrique da Costa Ferreira, advogado, recebeu o “Arquivo da Casa de Abrantes na parte que toca aos Domínios Directos sitos na parte norte de Portugal”. A partir de 1965, já com Manuel Paulo de Castro Lemos, passa a desempenhar o cargo de gerente da Administração dos Dominios Directos da Casa de Abrantes, Limitada.

  • Unidades Documentais

  • Descrição
    • Tipo de entidade Coletividade

    • Código parcial ADDCA
    • Data de produção 1942 – 1970
    • Data de existência 1942 – 1970
    • Outra informação

      Durante o trabalho de organização e descrição dos documentos do Morgado de Póvoa de Santa Iria foram encontradas unidades arquivísticas que parecem provar que nos anos 50 a administração deste morgado esteve a cargo da sociedade “Administração dos Domínios Directos da Casa de Abrantes Lda”. Os documentos em que nos baseamos para fazer esta afirmação são uma carta de Berta de Almeida Vilela, gerente da sociedade atrás referida, dirigida à Conservatória Predial de Vila Franca de Xira solicitando uma certidão do registo de um prédio situado na freguesia da Póvoa de Santa Iria e uma capilha de dossier da “Administração dos Domínios Directos da Casa de Abrantes Lda” com a indicação escrita a vermelho “Foros da Póvoa de Santa Iria”.
      Esta hipótese, a confirmar-se, explicaria a presença deste núcleo documental no Porto.Também os documentos do Morgado do Alentejo apresentam anotações dos gerentes da “Administração dos Domínios Directos da Casa de Abrantes Lda”, podendo eventualmente explicar-se do mesmo modo a sua presença no Porto.