Einstein e os "Teimosos"

Documento/Processo, 1956 – 1956

PT-CMP-AM/PRI/ACC/3323/D.PIN.c:46


Desenho a aguarela representando Einstein no céu com S. Pedro e na terra, 3 "teimosos", Bulganin, Molotov e Vorochilov (?), politícos e militares russos, que estiveram relacionados com a energia atómica e consequentemente com a bomba atómica. Este desenho humorístico obteve o 3.º lugar no "Prémio Leal da Câmara", em 1956.

Descrição da pintura pelo autor, Cruz Caldas: «O tema deste quadro tem a pertensão de simbolizar a época atual. Internacionalmente procura-se dar destaque às páginas, sacrificando-se as proporções para o benefício destes, porque são afinal o objeto principal desta obra, que pretende ser de critica humorística à política internacional... Como na poesia, o humorismo tem as suas liberdades, razão porque o autor não se preocupa com regras para atingir o fim que tem em vista.
Como é sabido, Einstein foi para o céu (assim o sopomos), ao chegar ao dito, S. Pedro recebeu-o com os requintes de fidalguia que todos os falecidos já conhecem e, como é natural, estabeleceu-se entusiástica conversa sobre as últimas novidades na terra. Em dada altura, S. Pedro olhando para baixo viu qualquer coisa que lhe prendeu a atenção, perguntando ato contínuo a Einstein: - quem são aqueles? - Aqueles são os que dizem a tudo que sim para fazerem só que lhes convém - "São os Teimosos!" - (Nikolai Bulganin , Viatcheslav Molotov e Kliment Vorochilov). O autor.»

  • Objectos Digitais
  • Ver em ecrã completo

    Einstein e os "Teimosos" Einstein e os "Teimosos"
  • Descrição

  • Subordinados

  • Assuntos