Euromint. 2000-2002

Produtor


Em 1999, a Câmara Municipal do Porto, através do Departamento de Arquivos, candidatou-se ao Programa Ecos-Ouverture da Comunidade Europeia para a criação de uma rede e de um guia internacional de antigos centros de amoedação. Este projeto de intervenção cultural e social, designado Euromint, cofinanciado pela UE, criou um itinerário europeu das casas da moeda medievais e modernas.
O Euromint envolveu três parceiros: as câmaras municipais das cidades do Porto, em Portugal, Segóvia, em Espanha e Kutna Hora, na República Checa. A Câmara Municipal do Porto, através do Departamento de Arquivos, foi o parceiro principal e líder deste projeto, tendo como parceiros locais a Fundação António Cupertino Miranda, a Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto e o Centro Regional de Artes Tradicionais. A participação destes três países no Euromint deveu-se ao facto das referidas cidades terem preservado os edifícios das antigas casas da moeda.
O projeto incluiu quatro áreas de trabalho:
Organizar um inventário europeu de informação relacionada com casas da moeda, disponibilizando uma página comum na internet para a implementação dos contactos, a difusão da informação e o desenvolvimento das atividades;
Conceber um programa de restauro dos edifícios e infraestruturas museológicas nas antigas casas da moeda;
Editar um livro guia para providenciar informação ao público em geral, promovendo a ideia de uma História Europeia comum e apresentando o Euro;
Educar públicos jovens e assegurar a divulgação do projeto.
Foram promovidos também seminários sobre:
1) Inventário de recursos e a sua divulgação;
2) Design museológico de Casas da Moeda;
3) Formação de público jovem.
O Euromint organizou dois congressos internacionais, o segundo dos quais permitiu sintetizar e concluir o trabalho realizado, servindo como instrumento de avaliação e meio de promoção do projecto, concluído em dezembro de 2002.

  • Unidades Documentais

  • Descrição
    • Tipo de entidade Coletividade

    • Código parcial EUR
    • Data de existência 2000 – 2002
    • Zona geográfica

      Porto, Portugal,
      Segóvia, Espanha
      Kutna Hora, República Checa

    • Funções, ocupações e actividades

      Criação de um itinerário cultural das casas da moeda medievais e modernas europeias.


  • Relações