[Construção do Pavilhão dos Desportos : estudos, projetos e processos de concurso para obras]

Subsérie, 1951 – 1961

PT-CMP-AM/PUB/CMPRT/DSUO-SOMHP/3496-3742

PT-CMP-AM/PUB/CMPRT/DSUO-SOM/3496-3742

PT-CMP-AM/PUB/CMPRT/DSO-RCE/3496-3742

PT-CMP-AM/PUB/CMPRT/DSUO-DO-ROM/3496-3742

PT-CMP-AM/PUB/CMPRT/SG-DOC-CST/3496-3742


Estudos e projetos para renovação do edifício do Palácio de Cristal, entregues à CMP pelo arquiteto José Carlos Loureiro e pelo engenheiro António A. S. Soares; processos de concurso e outra documentação administrativa sobre as várias empreitadas para a obra de construção do Pavilhão dos Desportos (o arquiteto José Carlos Loureiro intervinha habitualmente nos processos de concurso, quer na realização das condições e peças desenhadas, que em informações às propostas dos concorrentes).

  • Objectos Digitais
  • Ver em ecrã completo

  • Descrição
    • Série
    • Identificador 669759
    • Código parcial 3742
    • Arquivo
    • História administrativa

      Para a realização dos estudos e projetos de transformação do edifício do Palácio de Cristal e espaços envolventes foram encarregados o arquiteto José Carlos Loureiro e o engenheiro António Augusto dos Santos Soares, por decisão da CMP tomada em reunião de 1951-05-15. Os trabalhos deveriam ser realizados em coordenação com os serviços camarários, e o contrato com os técnicos previa a entrega de um programa para a renovação do espaço, anteprojeto e projeto final, quer do pavilhão principal, quer de outros edifícios a construir na envolvente. No mesmo ano, a 18 de dezembro, foi aprovada a construção de um pavilhão para receber o Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, cuja realização no ano seguinte veio alterar a sequência dos trabalhos previstos.
      Para acompanhamento das obras estabeleceu-se no recinto do Palácio de Cristal um gabinete, onde se concentraram os projetos e processos relacionados.
      Em junho de 1953, foi rescindido o contrato com José Carlos Loureiro e A. A. Santos Soares, no tocante à elaboração de projetos para edifícios previstos no programa inicial - restaurante, edifícios cultural e administrativo - mantendo-se a sua colaboração na conclusão do projeto e obras do Pavilhão dos Desportos.

    • Dimensões

      32 processos