Documento/Processo, (Cerca de) [1934/06] – 1936/03/05
Memórias descritivas e orçamentos de anteprojetos para uma piscina a construir em Nevogilde, apresentadas a concurso sob as divisas Contigo e Mar, e envelopres fechados com os nomes dos autores; envelope de outro concorrente sob a divisa Atlantis. Estão em falta os restantes documentos entregues pelos concorrentes.
Documento/Processo, 1953/01/16 – 1956/01/04
Processo relativo à liquidação do pagamento de honorários ao arquiteto José Carlos Loureiro e ao engenheiro Santos Soares, pela primeira fase da obra de construção do Pavilhão dos Desportos (correspondência com os técnicos, requerimento, informações).
Documento/Processo, 1949 – 1956/06
Originais e cópias de correspondência, relatórios, pareceres, contratos, cronogramas de trabalhos, inicialmente compilados e organizados pelo Diretor dos Serviços de Urbanização e Obras, João de Brito e Cunha, sobre a reforma do Palácio de Cristal e construção do Pavilhão dos Desportos. Inclui correspondência de José Carlos Loureiro e A. A. Santos Soares.
Documento/Processo, 1931/09/15 – 1941
Condições do concurso para fornecimento e montagem das instalações frigoríficas do Entreposto do Peixe, desenhos apresentados aos concorrentes e outros desenhos de projetos; propostas dos vários concorrentes (Vereignite Deutsche Kaltemascnhinenfabriken - VDK, representada pelo engenheiro Carlos J. Michaelis de Vasconcelos, OPCA - Sociedade de Engenharia de Obras Públicas e Cimento Armado, Lda., Estabelecimentos Herold, Lda., em colaboração com J. Wimmer & Co., Siemens, Lda. e F. Moreira de Sá, J. & E. Hall, Ltd., J. Bastian); informações sobre instalações para aproveitamento de resíduos de peixe.
Documento/Processo, 1940/12/14 – 1944/10/17
Processo relativo à construção de um mictório no jardim, ao cimo da Calçada da Escola Normal, a pedido da Direção Geral da Fazenda Pública. Inclui projeto para mictório a construir no Largo Soares dos Reis, da responsabilidade dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento, e projeto de urinol da autoria de A. Rica Gonçalves.
Documento/Processo, 1952/01 – 1954/09/18
Anteprojeto e projetos para a reconstrução da Esplanada da Foz, da autoria de Bernardino Basto Fabião; correspondência, e documentação relativa ao concurso.
Documento/Processo, 1939/11/30 – 1939/11/30
Memória descritiva e desenhos para as casas de tipo III, referente ao primeiro dos aglomerados de casas económicas (bairros-jardins) a construir pela Câmara Municipal do Porto junto à Estrada de Circunvalação e Linha de Cintura do Porto, para substituir algumas ilhas da cidade.
Documento/Processo, 1948/07 – 1948/09
Alteração ao projeto de urbanização da zona do bairro elaborado pelo engenheiro José de Sousa Pinto, do Gabinete de Estudos de 1.ª Repartição - Urbanização e Expropriações, tendo em conta as modificações introduzidas no decurso da obra de construção do aglomerado.
Documento/Processo, 1940/12/09 – 1941/09/19
Memória descritiva, planta geral e planta cadastral para construção de um bairro de casas económicas no Lugar do Viso, pelo engenheiro João Pessoa; proposta para aprovação do anteprojeto, em reunião de Câmara; correspondência sobre o assunto.
Documento/Processo, 1948/03/31 – 1954/11/12
Anteprojeto da autoria de Bernardino Basto Fabião para adaptação do edifício do Internato Municipal feminino a quartel do Batalhão de Sapadores Bombeiros; elementos sobre o contrato realizado com João Henrique Andresen e correspondência com o arquiteto; anteprojeto do novo quartel; correspondência com o Governo sobre o assunto; desenhos de projetos.
Documento/Processo, 1951/09/28 – 1951/09/28
Peças escritas e desenhadas do anteprojeto de adaptação da lota do peixe, em Massarelos, a mercado abastecedor de frutas.
Documento/Processo, 1937/03 – 1937/04/20
Projeto e condições para arrematação da construção de um bloco, a edificar no ângulo das ruas do Barão de São Cosme e de Joaquim António de Aguiar, destinado a habitações económicas.
Documento/Processo, 1934/06/30 – 1937/03/29
Dossier do engenheiro Francisco Correia de Araújo, encarregado da fiscalização da obra, sobre a construção da Bolsa do Pescado: listas de pessoal afeto à obra; correspondência com o delegado do Comissário do Desemprego do Norte; informações da OPCA - Sociedade de Engenharia de Obras Públicas e Cimento Armado, adjudicatária da obra; autos de medição da obra; peças dos projetos; proposta de António Enes Baganha para formar e fundir dois baixos-relevos em cimento branco (1935-02-14).
Documento/Processo, 1938/10/27 – 1939/06/05
Processo de concurso para a empreitada para obras de reparação da estação dos bombeiros, na Rua da Madeira (programa do concurso, caderno de encargos, condições especiais, propostas e outra documentação exigida, plantas, correspondência, ofícios e informações).
Documento/Processo, 1960/11 – 1965/12
Documentação sobre a adaptação do edifício da Casa do Infante para funcionamento do Gabinete de História da Cidade: ofícios, informações, plantas do edifício da responsabilidade da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, anteprojeto e projeto, da autoria de B. Basto Fabião, processo do concurso público para realização das obras.
Documento/Processo, 1951/03/13 – 1953/09/04
Documentação sobre a construção pela Câmara Municipal do Porto de 100 casas com um só quarto, no Carvalhido, para ampliação da Casa dos Pobres; projeto e variante ao projeto.
Documento/Processo, 1948/03/12 – 1950/10/02
Processo de concurso para colocação de toldos nos coretos da Praça 9 de Abril, Praça do Marquês de Pombal e Jardim de São Lázaro: correspondência, informações, estimativas, etc. Contém desenhos para as ferragens e uma amostra de tecido.
Documento/Processo, 1951/09/19 – 1951/11/23
Ofícios e informações relativos à participação do acidente de viação ocorrido na Rua do Padre Luís Cabral, que destruiu parte da frontaria do prédio com o n.º 8, pertencente à Câmara Municipal do Porto, e obras necesárias para a reparação.
Documento/Processo, 1919/11/07 – 1939/05/19
Documentação reunida pelo arquiteto Correia da Silva sobre a obra de construção do edifício dos Paços do Concelho (ordens de serviço recebidas, minutas e cópias de correspondência enviada pelo arquiteto, propostas de mestres de obras para execução de trabalhos ou fornecimentos, relatório sobre o estado dos trabalhos no final de 1925, projeto para a laje vigada dos vários pavimentos, aprovado em 1932-11-19, cartas dos escultores Sousa Caldas e Henrique Moreira sobre as esculturas para a fachada, autos de medição dos trabalhos efetuados, etc).
Documento/Processo, 1951/04/20 – 1952/04/28
Projetos e correspondência sobre o desvio de um coletor, devido à construção do Mercado do Bom Sucesso.