Série, 1851/01/20 – 1851/10/31
PT-CMP-AM/PUB/CMPRT/FCIPM/5327
Registo das declarações de carne de porco para seguir a bordo de navios. As pessoas que enviariam carne para outros paises teriam de declarar a quantidade e peso das carnes que seguiriam por via maritima, sob pena de não se tomar conhecimento dessa arrobação a quando do embarque.
Este livro serve também de unidade de descrição desdobrada uma vez que na ordem contrária do mesmo livro consta o registo de arrobações pertencentes aos fornecedores da carne que segue para bordo. Nesta relação encontramos o nome dos talhos dos fornecedores, o nome da embarcações, o peso em arrobas e arratéis e, em observações, o destino desses barcos (Dublin, América, India, Terra Nova, Austrália, Rio de Janeiro, etc.)
De referir que existe um conjunto de pequenos recibos (29), assinados por alguém a bordo do navio (seguido do nome do barco) declarando que recebeu a quantidade e peso da carne, assinando e datando no final do mesmo. Este conjunto encontra-se na cota A-PUB/20470(5).
A-PUB/20470(5)
1 lv
Arquivo Histórico