Igreja de Azurara : concelho de Vila do Conde fachada principal

Documento/Processo, 1933 – 1933

PT-CMP-AM/PRI/GBB/3789-3837-3897/F.NP:2.GBB:1:18.12


Aspeto geral da fachada principal da Igreja de Santa Maria de Azurara, vendo-se mulheres num pequeno largo onde tem um cruzeiro. Igreja em frente a um adro, voltada para a Estrada Nacional 13.
Distrito do Porto.

  • Objectos Digitais
  • Ver em ecrã completo

    Igreja de Azurara : concelho de Vila do Conde fachada principal
  • Descrição
    • Série
    • Identificador 751434
    • Código parcial F.NP:2.GBB:1:18.12
    • Arquivo
    • Notas

      Referência antiga: Grupo G477 [Concelhos].

      Arquitetura religiosa, tardo-gótica, manuelina, maneirista e barroca. Igreja paroquial de planta retangular e três naves escalonadas. Arquitetura religiosa, tardo-gótica, manuelina, maneirista e barroca. Igreja paroquial de planta retangular e três naves escalonadas. Fachada principal virada a O., com corpo central em empena truncada por pequeno frontão semicircular, parcialmente revestido com placas cerâmicas, assente em cornija, ladeada por consolas e esferas armilares sobre bases troncocónicas. Está dividido em dois registos por friso em toro, o inferior rasgado por portal em arco de volta perfeita, assente em fino colunelo, sobre bases de toros e escócias, com arquivolta boleada, envolvido por arquivolta côncava, ornada por motivos fitomórficos, envolvido por alfiz, flanqueado por pilares torsos, com anel central, encimado por friso fitomórfico, interrompido por acantos. Sobre o friso, pilares retilíneos, encimados por pináculos, de onde evolui friso recortado, que centra nicho, flanqueado por colunas e sobrepujado por baldaquino, ornado por folhagem e, na zona inferior, falsos arcos lobulados. No segundo registo, um óculo circular com molduras múltiplas e pontuado por rosetas. No lado direito, o corpo da nave lateral, em meia-empena e cego. No lado esquerdo e levemente saliente, a torre sineira, com quatro registos separados por cornija, o inferior marcado por pequena fresta, surgindo no segundo, um balcão assente em três mísulas, para onde abre porta de verga reta e moldura simples, encimado por frontão interrompido por volutas e dois escudos, o superior régio e com coroa aberta; no imediato, janela jacente, em capialço, tendo, na face posterior, duas frestas e mostrador do relógio, e, no topo, duas ventanas em cada face, em arcos de volta perfeita. Nos ângulos, pináculos em barrete de clérigo, sobre plintos paralelepipédicos. Fachada lateral esquerda com o remate em cornija percorrido por florões, sendo rasgada por três janelas de volta perfeita e porta travessa com o mesmo perfil e moldura escavada; sobre esta, a nave central com quatro janelas de volta perfeita. Junto ao muro do adro, no exterior, cruzeiro em cantaria de granito, composto por plataforma de quatro degraus, onde assenta coluna cilíndrica com uma coroa, e a cruz com o Crucificado esculpido. Adossada à fachada lateral esquerda, cruzeiro composto por plinto galbado e cruz latina. (Informação extraída do Site: Monumentos - SIPA - Sistema de Informação Para o Património Arquitetónico -).

    • Unidades de descrição relacionadas

      Azurara : concelho de Vila do Conde : porta principal da igreja matriz, com as cotas F-NP/2-GBB/1/10(27), F-P/2-GBB/7/1371, F-P/2-GBB/7/2622; ID: 258618.
      Igreja de Azurara : concelho de Vila do Conde : aspeto geral, com as cotas F-NP/2-GBB/1/18(11), F-P/2-GBB/7/2613; ID: 751432.

    • Dimensões

      0,035 x 0,035 m, 1 negativo em película p&b; 0,060 x 0,090 m, 1 prova fotográfica

    • Local de consulta

      Arquivo Histórico

    • Cota

      F-NP/2-GBB/1/18(12)


  • Subordinados