Igreja de Azurara : concelho de Vila do Conde : aspeto geral

Documento/Processo, 1933 – 1933

PT-CMP-AM/PRI/GBB/3789-3837-3897/F.NP:2.GBB:1:18.11


Aspeto geral da fachada principal e da fachada setentrional da Igreja de Santa Maria de Azurara, vendo-se a zona envolvente: mulheres e crianças, o adro e cruzeiros no pequeno largo lateral. Voltada para um largo que dá acesso à Estrada nacional 13.

  • Objectos Digitais
  • Ver em ecrã completo

    Igreja de Azurara : concelho de Vila do Conde : aspeto geral
  • Descrição
    • Série
    • Identificador 751432
    • Código parcial F.NP:2.GBB:1:18.11
    • Arquivo
    • Notas

      Referência antiga: Grupo G466 [Concelhos].

      Arquitetura religiosa, tardo-gótica, manuelina, maneirista e barroca. Igreja paroquial de planta retangular e três naves escalonadas. Fachada principal virada a O., com corpo central em empena truncada por pequeno frontão semicircular, parcialmente revestido com placas cerâmicas, assente em cornija, ladeada por consolas e esferas armilares sobre bases troncocónicas. Está dividido em dois registos por friso em toro, o inferior rasgado por portal em arco de volta perfeita, assente em fino colunelo, sobre bases de toros e escócias, com arquivolta boleada, envolvido por arquivolta côncava, ornada por motivos fitomórficos, envolvido por alfiz, flanqueado por pilares torsos, com anel central, encimado por friso fitomórfico, interrompido por acantos. Sobre o friso, pilares retilíneos, encimados por pináculos, de onde evolui friso recortado, que centra nicho, flanqueado por colunas e sobrepujado por baldaquino, ornado por folhagem e, na zona inferior, falsos arcos lobulados. No segundo registo, um óculo circular com molduras múltiplas e pontuado por rosetas. No lado direito, o corpo da nave lateral, em meia-empena e cego. No lado esquerdo e levemente saliente, a torre sineira, com quatro registos separados por cornija, o inferior marcado por pequena fresta, surgindo no segundo, um balcão assente em três mísulas, para onde abre porta de verga reta e moldura simples, encimado por frontão interrompido por volutas e dois escudos, o superior régio e com coroa aberta; no imediato, janela jacente, em capialço, tendo, na face posterior, duas frestas e mostrador do relógio, e, no topo, duas ventanas em cada face, em arcos de volta perfeita. Nos ângulos, pináculos em barrete de clérigo, sobre plintos paralelepipédicos. Fachada lateral esquerda com o remate em cornija percorrido por florões, sendo rasgada por três janelas de volta perfeita e porta travessa com o mesmo perfil e moldura escavada; sobre esta, a nave central com quatro janelas de volta perfeita. O corpo da capela-mor possui duas frestas de volta perfeita e corpo da sacristia, adossado e com soco alto e saliente. Junto ao muro do adro, no exterior, cruzeiro em cantaria de granito, composto por plataforma de quatro degraus, onde assenta coluna cilíndrica com uma coroa, e a cruz com o Crucificado esculpido. Adossada à fachada lateral esquerda, cruzeiro composto por plinto galbado e cruz latina. (Informação extraída do Site: Monumentos - SIPA - Sistema de Informação Para o Património Arquitetónico -).

    • Unidades de descrição relacionadas

      Azurara : concelho de Vila do Conde : porta principal da igreja matriz, com as cotas F-NP/2-GBB/1/10(27), F-P/2-GBB/7/1371, F-P/2-GBB/7/2622; ID: 258618.
      Igreja de Azurara : concelho de Vila do Conde : fachada principal, com as cotas F-NP/2-GBB/1/18(12), F-P/2-GBB/7/2624; ID: 751434

    • Dimensões

      0,035 x 0,035 m, 1 negativo em película p&b; 0,060 x 0,090 m, 1 prova fotográfica

    • Local de consulta

      Arquivo Histórico

    • Cota

      F-NP/2-GBB/1/18(11)


  • Subordinados