Documento/Processo, [1924] – [1924]
PT-CMP-AM/PRI/FGD/F.NV:FG.M:9:266(2)
Pormenor do portal, composto por quatro arquivoltas de arco pleno sustentadas por capitéis. Pela sua ornamentação, é considerado um portal de exceção.
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Cliché de Pedro Vitorino.
Portal da fachada principal, onde se envolvem as arquivoltas variadíssimas temáticas decorativas: fitomórficas, de perfis salientes, simbólicas, figuras antropomórficas, zoomórficas. No segundo arco interior, aparecem-nos representados S. Pedro, S. Paulo e mais sete figuras: umas ostentando livros e uma outra um pequeno macaco. As arquivoltas seguintes mostram-nos vários tipos de animais e distorcidas cabeças humanas - com exceção de uma, tão realisticamente esculpida que já foi levantada a hipótese de ser a do próprio escultor. Este magnífico conjunto escultórico é reforçado pelo trabalho desenvolvido no tímpano. De perfil pouco saliente, o tímpano é delimitado por fina folhagem. Ao centro, o Padre Eterno inscrito na mandorla, ladeado por quatro figuras atarracadas (duas de cada lado), desconhecendo-se o seu significado. Para tornar ainda mais intrigante e misterioso o portal, aparece gravado neste um grande número de letras e siglas. Estas repetem-se pelas paredes da igreja, sendo algumas de grande beleza. Destacando-se também parte da torre sineira com o seu portal e em ruínas.
A igreja de invocação a S. Salvador, em Carrazeda de Ansiães, é um testemunho de valor excecional do Românico nordestino. Destaca-se pelas suas proporções, harmonia e decoração escultórica. A arquitetura da igreja denota uma grande qualidade conceptual, desconhecendo-se, no entanto, o responsável do risco e realização da obra. A igreja, de pedra granítica aparelhada, ergue-se junto à porta do castelo, não se sabendo, em rigor, a data da sua fundação.
0,130 x 0,180 m; 1 negativo em vidro
Arquivo Histórico
F-NV/FG-M/9/266(2)