[Cabeceiras de Basto : fachada da igreja do Mosteiro de Refojos]

Documento/Processo, [1939] – [1939]

PT-CMP-AM/PRI/GBB/3789-3812-3844/F.NP:2.GBB:1:84.27


Vista geral da fachada principal da Igreja do Mosteiro de Refojos, tirada da Praça da República.

  • Objectos Digitais
  • Ver em ecrã completo

    [Cabeceiras de Basto : fachada da igreja do Mosteiro de Refojos]
  • Descrição
    • Série
    • Identificador 265774
    • Código parcial F.NP:2.GBB:1:84.27
    • Arquivo
    • Notas

      Arquitetura religiosa, maneirista, barroca, rococó, neoclássica. Mosteiro masculino da Ordem de São Bento composto por igreja e dependências monacais. Arquitetura religiosa, maneirista, barroca, rococó, neoclássica. Mosteiro masculino da Ordem de São Bento composto por igreja e dependências monacais. Igreja - fachada principal orientada, ladeada pelas torres sineiras, rematada por frontão recortado, com cartela no tímpano, e no vértice, cruz latina de braços trilobados, com resplendor, sobre acrotério fitomórfico, ladeada por urnas com fogaréus. Portal principal de verga recta, recortado nos ângulos superiores, com portas com almofadas talhadas. É enquadrado por pilastras coríntias sobrepostas, criando a ilusão de concavidade, assentes em plintos bojudos encimadas por entablamento e fragmentos de frontão curvo interrompido. Ao centro, as insígnias da ordem beneditina, sob cornija recortada. O portal é encimado por balcão com guarda de ferro, destacado ao centro, com ninho enquadrado por pilastras toscanas sobrepostas que suportam cornija interrompida por motivo fitomórfico. No nicho, imagem policromada do orago inscrita em pequeno retábulo de pedra com policromia, de volta perfeita, com altar em forma de urna. É ladeado por dois janelões em arco abatido com brincos, rematados por cornija quebrada, simulando frontão. A encimar o nicho, grande óculo recortado, que se eleva para além da cornija de remate. Torres sineiras rematadas por entablamento semicircular encimados por pequena balaustrada com urnas nos ângulos. Possuem três registos, sendo os dois primeiros enquadrados por pilastras toscanas sobrepostas, com entablamento e gárgulas de canhão nos ângulos, a separar o último registo, correspondente às sineiras. No primeiro registo, a Oeste, janela recortada encimada por nichos concheados, com brincos, com imagem de São Bento, do lado esquerdo, e de Santa Escolástica, do lado oposto, e no segundo, relógio de pedra encimado por pequena janela, também recortada. (Informação extraída do sitio: Monumentos - SIPA - Sistema de Informação Para o Património Arquitectónico -).

    • Unidades de descrição relacionadas

      Cabeceiras de Basto : claustro do Mosteiro de Refojos, com as cotas F-NP/2-GBB/1/84(25), F-P/2-GBB/7/755; ID: 260744.
      Cabeceiras de Basto : vista geral da igreja do Mosteiro de Refojos, com as cotas F-NP/2-GBB/1/84(23), F-P/2-GBB/7/756; ID: 260742.
      Cabeceiras de Basto : vista geral do Mosteiro de Refojos, com as cotas F-NP/2-GBB/1/84(28), F-P/2-GBB/7/757; ID: 260746.
      [Cabeceiras de Basto : zimbório da igreja do Mosteiro de Refojos], com a cota F-NP/2-GBB/1/84(24); ID: 265772.

    • Dimensões

      0,035 x 0,035 m, 1 negativo em película p&b

    • Local de consulta

      Arquivo Histórico

    • Cota

      F-NP/2-GBB/1/84(27)


  • Subordinados