[Tentúgal : Montemor-o-Velho : retábulo do altar-mor da Igreja da Misericórdia]

Documento/Processo, [1937] – [1937]

PT-CMP-AM/PRI/GBB/3789-3812-3919/F.NP:2.GBB:1:57.9


Vista geral do retábulo-mor em pedra de Ançã da Igreja da Misericórdia, situada na Rua Dr. Armando Gonçalves.
Distrito de Coimbra.

  • Objectos Digitais
  • Ver em ecrã completo

    [Tentúgal : Montemor-o-Velho : retábulo do altar-mor da Igreja da Misericórdia]
  • Descrição
    • Identificador 264864
    • Código parcial F.NP:2.GBB:1:57.9
    • Arquivo
    • Notas

      Retábulo-mor em pedra de Ançã, de planta retangular de sete eixos, demarcados por colunas coríntias, de terço inferior marcado e pintado de outra cor, todos de dois andares separados por friso decorado com ferroneries, elementos vegetalistas e querubins e cornija, dois deles mais pequenos, compondo quase um intercolúnio a flanquear o central, com dois nichos sobrepostos, de arco de volta perfeita concheado, encimados por inscrição identificativa, e nos eixos extremos com o painel superior formando ângulo, adaptando-se à estrutura da cobertura; remate em frontão curvo vazado por óculo elipsoidal no eixo central, nos intermédios em falsa semi-cúpula concheada, e nos restantes por anjos e querubins, assentes em plintos com inscrições, algumas delidas, e dois deles com "JOSÉ" / "PINTOU". Cada edícula alberga relevos, no eixo central representando a Visitação e superiormente a Mater Omnium; no eixo extremo do lado do Evangelho figura em edícula de arco de volta perfeita concheado sobre pilastras a figura de São Pedro, sobre mísula, ladeada por acólitos segurando livros e turíbulo, e superiormente, no painel rematado em ângulo, relevo de São Domingos; no eixo intermédio a cena da Anunciação, encimado pela da Natividade e pela Adoração dos Reis Magos; nos intercolúnios surgem as figuras de São Gregório e Santo Agostinho; no eixo extremo do lado da Epístola figura igualmente em edícula um Santo Padre, talvez São Martinho, ladeada por acólitos segurando livro e turíbulo, e superiormente relevo com São Francisco recebendo os estigmas; no eixo intermédio surge representado o Sonho de São José encimado pela cena do Nascimento de São João Baptista e pela da Circuncisão; nos intercolúnios surgem as figuras de Santo Ambrósio e São Jerónimo. Predela com representação dos quatro Evangelistas, com os respetivos atributos, intercalados pelas mísulas de sustentação das colunas com anjos ostentando símbolos da Paixão. Altar-mor tipo urna, pintado a marmoreados, decorado com elementos vegetalistas e cruz dourada; altares colaterais semelhantes, tendo ao centro cruz com resplendor dourado, e encimados por cartela suportada por anjos, possuindo a inscrição, do lado do Evangelho "REFORMADA EM 1867 SENDO / PROVEDOR EMÍDIO G. S. MACHADO / O ESCRIVÃO JOAQUIM O. PEREIRA", e do lado oposto "SENDO ESCRIVÃO / JOAQUIM O. PEREIRA / REFORMADA POR ANTÓNIO B. S. SOUSA". No soto banco, entre os altares surgem ainda inseridos em nichos, de arco abatido, as imagens relevadas do rei Davi, tocando arpa, do lado do Evangelho, e o profeta Elias, do lado oposto. (Informação extraída do Site: Monumentos - SIPA - Sistema de Informação Para o Património Arquitetónico -).

    • Unidades de descrição relacionadas

      Tentúgal : concelho de Montemor-o-Velho : porta principal da Igreja da Misericórdia, com as cotas F-NP/2-GBB/1/23(17); F-P/2-GBB/7/1494; ID: 258926.
      [Tentúgal : Montemor-o-Velho : baixo-relevo com a "Mater Omnium" da Igreja da Misericórdia], com a cota F-NP/2-GBB/1/57(5); ID: 264856.

    • Dimensões

      0,035 x 0,035 m, 1 negativo em película p&b; 0,090 x 0,130 m, 1 prova fotográfica

    • Local de consulta

      Arquivo Histórico

    • Cota

      F-NP/2-GBB/1/57(9)


  • Subordinados