[Lousã : castelo]

Documento/Processo, [1935] – [1935]

PT-CMP-AM/PRI/GBB/3789-3812-3919/F.NP:2.GBB:1:29.7


Vista panorâmica de zona rural, na margem esquerda do rio Arouce ou ribeira de São João, em penhasco que se liga à serra por meio de um istmo, no local onde o leito do rio, encaixado entre duas escarpadas a pique, apresenta curva e contracurva, descrevendo um S. Na margem oposta situam-se o Castelo de Arouce, a Capela de São João, a Capela de Nossa Senhora da Piedade, a Capela do Senhor da Agonia e na proximidade, num pequeno adro escavado na vertente, a capela do Senhor dos Aflitos.
Distrito de Coimbra.

  • Objectos Digitais
  • Ver em ecrã completo

    [Lousã : castelo]
  • Descrição
    • Identificador 263862
    • Código parcial F.NP:2.GBB:1:29.7
    • Arquivo
    • Notas

      CASTELO: arquitetura militar, românica, gótica. De reduzidas dimensões apresenta o carácter típico das construções irregulares da época. Pequeno castelo com planta irregular aproximadamente hexagonal cercando um pequeno terreiro. É dominado a N. pela torre de menagem, adossada à muralha, de secção quadrangular com uma porta ogival a nível dos adarves apresentando seteiras para o lado oposto e mais duas no andar superior em cada uma das frentes. Termina em merlões chanfrados. A entrada do castelo está situada a Sudeste e é protegida por dois cubelos semicilíndricos. A Sudoeste, um outro cubelo mais alongado e a Oeste outros dois mais pequenos completam as estruturas defensivas, juntamente com os panos da muralha, rematados por merlões chanfrados, semelhantes aos da torre de menagem.

      SANTUÁRIO: CAPELA DO SENHOR DOS AFLITOS, com adro envolvente, ao qual se acede através de pequena escada de pedra. Planta longitudinal, fachadas rebocadas e pintadas de branco, circunscritas por cunhais apilastrados, sendo os remates das fachadas laterais em cornija de cantaria, percorrida por cachorrada. Fachada principal, em empena recortada, coroada nos flancos por acrotério e ao centro por cruz latina, com portal em arco de volta perfeitas sobre colunas com capitéis de decoração vegetalista, flanqueado por dois bancos de cantaria e por duas janelas de arco idêntico ao do portal. Fachadas, laterais e a posterior cegas.
      CAPELA DE SÃO JOÃO, primeira ermida perto da base do penhasco, de planta longitudinal, composta por nave, capela-mor, sacristia, e um alpendre a preceder a fachada principal. Cobertura em duas águas, fachadas rebocadas e pintadas de branco. Fachada principal em empena angular vazada por janela de arco apontado, protegida por vidro colorido, remate em cornija, à esquerda possui sineira. Sob o alpendre surge o portal principal em arco apontado, com moldura pintada de amarelo, flanqueado por duas pequenas janelas, em arco de volta perfeita, de moldura em cantaria.
      CAPELA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE: localizada no cume do penhasco, de planta retangular, coberturas diferenciadas, a duas águas no corpo da capela e a três águas no alpendre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco. Fachada principal em empena angular, antecedida de alpendre suportado por duas colunas toscanas sobre plintos paralelepipédicos, portal em arco alteado, com moldura em cantaria.
      (Informação extraída do Site: Monumentos - SIPA - Sistema de Informação Para o Património Arquitetónico -).

    • Unidades de descrição relacionadas

      Lousã : castelo, com as cotas F-NP/2-GBB/1/29(8), F-P/2-GBB/7/1486; ID: 259100.

    • Dimensões

      0,035 x 0,035 m, 1 negativo em película p&b

    • Local de consulta

      Arquivo Histórico

    • Cota

      F-NP/2-GBB/1/29(7)


  • Subordinados