Documento/Processo, 1939 – 1939
PT-CMP-AM/PRI/GBB/3789-3812-3844/F.NP:2.GBB:1:84.28
Vista geral da igreja do Mosteiro de Refojos e do edifício pertencente à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (vendida cerca de 1855, por João António Basto ao município), voltados para a Praça da República
Não foi possível detetar o Adobe Reader ou suporte para PDF neste navegador. Clique aqui para fazer download do PDF
Referência antiga: Grupo C160 (Coleção).
Arquitetura religiosa, maneirista, barroca, rococó, neoclássica. Mosteiro masculino da Ordem de São Bento composto por igreja e dependências monacais.
Igreja - fachada principal orientada, ladeada pelas torres sineiras, rematada por frontão recortado, com cartela no tímpano, e no vértice, cruz latina de braços trilobados, com resplendor, sobre acrotério fitomórfico, ladeada por urnas com fogaréus. Portal principal de verga recta, recortado nos ângulos superiores, com portas com almofadas talhadas. É enquadrado por pilastras coríntias sobrepostas, criando a ilusão de concavidade, assentes em plintos bojudos encimadas por entablamento e fragmentos de frontão curvo interrompido. Ao centro, as insígnias da ordem beneditina, sob cornija recortada. O portal é encimado por balcão com guarda de ferro, destacado ao centro, com ninho enquadrado por pilastras toscanas sobrepostas que suportam cornija interrompida por motivo fitomórfico. No nicho, imagem policromada do orago inscrita em pequeno retábulo de pedra com policromia, de volta perfeita, com altar em forma de urna. É ladeado por dois janelões em arco abatido com brincos, rematados por cornija quebrada, simulando frontão. A encimar o nicho, grande óculo recortado, que se eleva para além da cornija de remate. Torres sineiras rematadas por entablamento semicircular encimados por pequena balaustrada com urnas nos ângulos. Possuem três registos, sendo os dois primeiros enquadrados por pilastras toscanas sobrepostas, com entablamento e gárgulas de canhão nos ângulos, a separar o último registo, correspondente às sineiras. No primeiro registo, a Oeste, janela recortada encimada por nichos concheados, com brincos, com imagem de São Bento, do lado esquerdo, e de Santa Escolástica, do lado oposto, e no segundo, relógio de pedra encimado por pequena janela, também recortada.
Dependências monacais - fachada principal a Oeste, com dois panos separados por pilastra toscana colossal coroada por pináculo, correspondendo o pano da direita ao corpo do claustro, e o da esquerda ao do colégio. Pano da direita, rasgado ao nível do primeiro registo por portais e janelas de verga recta, destacando-se no extremo Norte o portal principal, de acesso à portaria, rematado por frontão triangular, com data epigrafada, e ladeado por janelas jacentes. Registo superior, com janelas de sacada, com guarda de ferro e janelas de peito, ambas rematadas por cornija recta, apresentando as de peito, cornija assente em modilhões sob o parapeito. Sobre o portal principal a pedra de armas do concelho. Pano da esquerda, rasgado no registo inferior por portais de volta perfeita, com bandeiras em ferro decorado, possuindo um deles, um monograma e uma data, e no superior por janelas de peito e de sacada com guarda de ferro, em arco de volta perfeita, com fecho demarcado por motivo floral. As telhas do beiral deste pano são vidradas e pintadas a azul sobre fundo branco, com uvas e parras. (Informação extraída do sitio: Monumentos - SIPA - Sistema de Informação Para o Património Arquitectónico -).
Cabeceiras de Basto : claustro do Mosteiro de Refojos, com as cotas F-NP/2-GBB/1/84(25), F-P/2-GBB/7/755; ID: 260744.
Cabeceiras de Basto : vista geral da igreja do Mosteiro de Refojos, com as cotas F-NP/2-GBB/1/84(23), F-P/2-GBB/7/756; ID: 260742.
[Cabeceiras de Basto : zimbório da igreja do Mosteiro de Refojos], com a cota F-NP/2-GBB/1/84(24); ID: 265772.
[Cabeceiras de Basto : fachada da igreja do Mosteiro de Refojos], com a cota F-NP/2-GBB/1/84(27); ID: 265774.
0,035 x 0,035 m, 1 negativo em película p&b; 0,080 x 0,110 m, 1 prova fotográfica
Arquivo Histórico
F-NP/2-GBB/1/84(28)