Alcácer do Sal : vista geral da Igreja do Senhor dos Mártires

Documento/Processo, 1939 – 1939

PT-CMP-AM/PRI/GBB/3789-3812-4154/F.NP:2.GBB:1:72.9


Aspeto da fachada principal e fachada setentrional, (vendo-se o anexo de acesso ao coro-alto, demolido; e as capelas góticas de Maria de Resende, e de São Bartolomeu) da Igreja do Senhor dos Mártires, e, ou Santúario de Santo Cristo dos Mártires, situada na Rua do Bom Jesus dos Mártires. Distrito de Setúbal.

  • Objectos Digitais
  • Ver em ecrã completo

    Alcácer do Sal : vista geral da Igreja do Senhor dos Mártires
  • Descrição
    • Identificador 260368
    • Código parcial F.NP:2.GBB:1:72.9
    • Arquivo
    • Notas

      Referência antiga: Grupo C1312 (Coleção).

      Igreja fundada na Idade Média pela Ordem de Santiago, transformada em panteão dos Mestres da Ordem e depois em santuário associado à ocorrência de milagres, tendo sido reformada no séc. XIV-XV, e novamente no séc. XVI, XVII, XVIII. Fachada principal virada a Oeste, com alpendre de cunhais apilastrados, a metade superior em falsas pilastras de alvenaria, reforçadas por gatos de ferro, com faixa pintada de azul e terminado em empena reta, com friso, também pintado de azul, e cornija de massa; é rasgado, em cada uma das faces, por arco de volta perfeita, sobre pilastras, e por janelas retilíneas, a virada a Oeste de varandim, com molduras simples e grades de ferro. Fachada Norte com anexo de acesso ao coro-alto, com portada em arco de volta perfeita, voltada a norte e uma pequena fresta em forma de rosácea, voltada a oeste, com o telhado inclinado; anexo construído nos finais do século XIX e demolido em 1979, para a reabertura da fresta da CAPELA DE MARIA DE RESENDE, com planta poligonal de dois tramos, o primeiro retangular e o segundo facetado, com fachadas em alvenaria de pedra aparente, com contrafortes escalonados retangulares a marcar os tramos e ângulos, percorridas no terço inferior por cornija biselada e rematadas em platibanda plena com friso em ziguezague no topo, possuindo ainda gárgulas zoomórficas sobre os contrafortes. É rasgada em cada um dos panos das fachadas viradas a Oeste e a Norte por fresta longilínea, em arco apontado com esbarro inferior sobre a cornija que percorre os panos, prolongando-a. CAPELA DOS MESTRES OU DE SÃO BARTOLOMEU, de planta octogonal, com fachadas em cantaria aparente, percorridas no terço inferior por cornija biselada, com contrafortes retangulares escalonados nos ângulos, rematadas em friso denticulado com gárgulas facetadas no alinhamento dos contrafortes, cornija e platibanda plena. Cada um dos panos é rasgado por janela de arco apontado, de dois lumes e espelho trilobado. No ângulo entre a capela de Maria de Resende e a dos Mestres, existe corpo facetado, integrando escada de caracol de acesso ao terraço da capela, com cobertura piramidal de cantaria, sobrelevada relativamente à platibanda, e sob a qual se rasgam pequenos vãos retangulares. (Informação extraída do Site: Monumentos - SIPA - Sistema de Informação Para o Património Arquitetónico -).

    • Unidades de descrição relacionadas

      Alcácer do Sal : vista geral da Igreja do Senhor dos Mártires, com as cotas F-NP/2-GBB/1/72(6), F-P/2-GBB/7/1920; ID: 260364.
      Alcácer do Sal : capela gótica da Igreja do Senhor dos Mártires, com as cotas F-NP/2-GBB/1/72(8), F-P/2-GBB/7/1922; ID: 260366.
      Alcácer do Sal : capela românica da Igreja do Senhor dos Mártires, com as cotas F-NP/2-GBB/1/72(5), F-P/2-GBB/7/1923; ID: 260362.

    • Dimensões

      0,035 x 0,035 m, 1 negativo em película p&b; 0,080 x 0,120 m, 1 prova fotográfica

    • Local de consulta

      Arquivo Histórico

    • Cota

      F-NP/2-GBB/1/72(9)


  • Subordinados