Alcácer do Sal : vista geral da Igreja do Senhor dos Mártires

Documento/Processo, 1939 – 1939

PT-CMP-AM/PRI/GBB/3789-3812-4154/F.NP:2.GBB:1:72.6


Aspeto geral da fachada principal e fachada meridional, (vendo-se a torre sineira e a capela românica, denominada do Tesouro), da Igreja do Senhor dos Mártires e, ou, Santuário de Santo Cristo dos Mártires, situada na Rua Bom Jesus dos Mártires. Distrito de Setúbal.

  • Objectos Digitais
  • Ver em ecrã completo

    Alcácer do Sal : vista geral da Igreja do Senhor dos Mártires
  • Descrição
    • Identificador 260364
    • Código parcial F.NP:2.GBB:1:72.6
    • Arquivo
    • Notas

      Referência antiga: Grupo C1311 (Coleção).

      Igreja fundada na Idade Média pela Ordem de Santiago, transformada em panteão dos Mestres da Ordem e depois em santuário associado à ocorrência de milagres, tendo sido reformada no séc. XIV-XV, e novamente no séc. XVI, XVII, XVIII. Fachada principal virada a Oeste, com alpendre de cunhais apilastrados, a metade superior em falsas pilastras de alvenaria, reforçadas por gatos de ferro, com faixa pintada de azul e terminado em empena reta, com friso, também pintado de azul, e cornija de massa; é rasgado, em cada uma das faces, por arco de volta perfeita, sobre pilastras, e por janelas retilíneas, a virada a Oeste de varandim, com molduras simples e grades de ferro. Na fachada lateral direita, a torre sineira, no alinhamento da nave, apresenta cunhais com pilastras de alvenaria e dois registos, separados por duplo friso de alvenaria, o superior pintado de azul, e cornija, abrindo-se no primeiro duas frestas desalinhadas a Sul e no segundo, em cada uma das faces, sineira em arco de volta perfeita, sobre pilastras albergando sino. A torre é rematada em dupla cornija e friso de alvenaria, este pintado de azul, com fogaréus nos cunhais e com cobertura em coruchéu bolboso achatado, vazado por óculos, assente em estrutura piramidal com aletas relevadas, coroado por cata-vento em ferro. Na face virada a Oeste integra lápide inscrita de mármore, contendo as armas de Santiago seguras por dois leões rampantes, envolvidas por inscrição, em letra gótica minúscula: "era : de : mil : cccc : xxxx (=1402) : / anos / se acabou / esta capella". No ângulo Sudoeste elementos do antigo portal de uma capela lateral, compostos por coluna de capitel fitomórfico e o arranque do arco. Na nave rasga-se porta travessa de verga reta encimada por janela retangular, gradeada, com molduras simples. Na fachada lateral direita a CAPELA DO TESOURO é composta por nave retangular e capela-mor quadrangular, mais baixa e estreita, com fachadas terminadas em cornija assente em mísulas equidistantes. A nave é rasgada, nas fachadas viradas a Oeste e a Sul, por fresta mainelada, em arco apontado e biselado, gradeada. Fachada posterior da nave terminada em empena e rasgada por óculo circular e a da capela-mor, terminada em empena reta rasgada por pequena fresta. (Informação extraída do Site: Monumentos - SIPA - Sistema de Informação Para o Património Arquitetónico -).

    • Unidades de descrição relacionadas

      Alcácer do Sal : vista geral da Igreja do Senhor dos Mártires, com as cotas F-NP/2-GBB/1/72(9), F-P/2-GBB/7/1921; ID: 260368.
      Alcácer do Sal : capela gótica da Igreja do Senhor dos Mártires, com as cotas F-NP/2-GBB/1/72(8), F-P/2-GBB/7/1922; ID: 260366.
      Alcácer do Sal : capela românica da Igreja do Senhor dos Mártires, com as cotas F-NP/2-GBB/1/72(5), F-P/2-GBB/7/1923; ID: 260362.

    • Dimensões

      0,035 x 0,035 m, 1 negativo em película p&b; 0,080 x 0,120 m, 1 prova fotográfica

    • Local de consulta

      Arquivo Histórico

    • Cota

      F-NP/2-GBB/1/72(6)


  • Subordinados