Golegã : interior da igreja matriz

Documento/Processo, 1939 – 1939

PT-CMP-AM/PRI/GBB/3789-3812-4107/F.NP:2.GBB:1:70.21


Vista geral da nave e do retábulo-mor da Igreja Paroquial da Golegã, ou Igreja de Nossa Senhora da Conceição, situada no Largo da Imaculada Conceição. Distrito de Santarém.

  • Objectos Digitais
  • Ver em ecrã completo

    Golegã : interior da igreja matriz
  • Descrição
    • Série
    • Identificador 260318
    • Código parcial F.NP:2.GBB:1:70.21
    • Arquivo
    • Notas

      Referência antiga: Grupo C1212 (Coleção).

      Igreja paroquial de fundação medieval, com estrutura gótica mendicante. Interior com as três naves escalonadas, divididas em cinco tramos por arcos formeiros, de perfis apontados, assentes em pilares constituídos por feixes de quatro meias-colunas, as laterais de menor secção do que as longitudinais, rematados por capitéis facetados decorados com meias esferas e sobre bases, de primeiro registo quadrangular com pequenas volutas nos vértices e segundo registo facetado, estrelado, com anéis embebidos e meias esferas, sendo visíveis algumas marcas de pedreiro, apoiando-se, nos extremos, nas paredes em mísulas com decoração de troncos enrolados e rosetas. A nave central tem, no lado do Evangelho, junto ao portal axial, uma lápide epigrafada e adossado ao último pilar do mesmo lado, o púlpito em cantaria de calcário, assente em coluna decorada com caneluras e base com modilhões vegetalistas, anel e cogulhos, de onde evolui a bacia, sextavada, decorada por grotescos, símbolos da Paixão de Cristo e pequenas cartelas com inscrições marianas. O arco triunfal, de perfil apontado, com pequeno canopo no fecho, rematado por mísula vegetalista, e extradorso parcialmente guarnecido por cogulhos. A arquivolta exterior é decorada por módulos de folhagem e bagas seguros por cordões e por rosetas, enquanto o intradorso ostenta dois toros torsos, assentes em bases facetadas com anéis e plintos com vértices esculpidos por pequenas volutas e uma figura de animal (cão?) deitado, à direita, e uma flor, à esquerda; os pés-direitos são compostos por colunas embebidas rematados por capitéis individualizadas esculpidos com elementos vegetalistas, um tronco de videira com cachos de uvas, à esquerda, e caule de aboboreira florido à direita, sendo os de maiores dimensão decorados por caule e flores de aboboreira (Evangelho) e cachos de uvas (Epístola). Está ladeado por dois altares sobre plataformas de degraus com mesas de altar revestidas por azulejos hispano-árabes, de aresta, e parede de fundo com silhar de azulejos enxaquetados verdes e brancos, encimados por mísulas em ponta de lápis com imaginária. Capela-mor de dois tramos divididos por colunas embebidas nas paredes, totalmente revestida por azulejos de figura avulsa, padrão e painéis figurativos, azuis e brancos, com cobertura em abóbada polinervada estrelada com fechos decorados com bocetes vegetalistas (flores, heras e bagas), um cordão formando estrela e um Sol central. Sobre supedâneo de três degraus, surge a mesa de altar, revestida por azulejos hispano-árabes de aresta. Na sacristia, um lavabo de pedra e um painel de azulejos azuis e brancos. (Informação extraída do Site: Monumentos - SIPA - Sistema de Informação Para o Património Arquitetónico -).

    • Unidades de descrição relacionadas

      Golegã : vista geral da igreja matriz, com as cotas F-NP/2-GBB/1/71(8), F-NP/2-GBB/1/71(9), F-P/2-GBB/7/1809; ID: 260332.
      Golegã : porta principal da igreja matriz, com as cotas F-NP/2-GBB/1/71(6), F-NP/2-GBB/1/71(7), F-P/2-GBB/7/1810; ID: 260330.
      [Golegã : vista geral da igreja matriz], com a cota F-NP/2-GBB/1/71(4); ID: 260330.

    • Dimensões

      0,035 x 0,035 m, 1 negativo em película p&b; 0,080 x 0,110 m, 1 prova fotográfica

    • Local de consulta

      Arquivo Histórico

    • Cota

      F-NP/2-GBB/1/70(21)


  • Subordinados