Ponta Delgada : Ilha de São Miguel : Açores : fachada principal da igreja matriz

Documento/Processo, [1935] – [1935]

PT-CMP-AM/PRI/GBB/3789-3812-4181/F.NP:2.GBB:1:33.7


Vista geral da fachada principal da Igreja Paroquial de Ponta Delgada, ou Igreja de São Sebastião, situada no Largo da Matriz, na freguesia de São Sebastião. Distrito Autónomo de Ponta Delgada (até 1975), atual Região Autónoma dos Açores.

  • Objectos Digitais
  • Ver em ecrã completo

    Ponta Delgada : Ilha de São Miguel : Açores : fachada principal da igreja matriz
  • Descrição
    • Série
    • Identificador 259156
    • Código parcial F.NP:2.GBB:1:33.7
    • Arquivo
    • Notas

      Referência antiga: Grupo C1448 (Coleção).

      Igreja paroquial construída no século XVI. Fachada principal virada a poente, rematada em tabela retangular horizontal, flanqueada por pilastras toscanas, encimadas por pináculos tipo pera sobre plintos paralelepipédicos, ladeada por aletas, percorridas por frisos e com florões, e encimada por frontão em canopo, de iguais características, contendo cartela com atributo do orago e coroado por cruz latina sobre acrotério. A fachada divide-se em três panos, definidos por pilastras toscanas, cada um deles rasgado por duas ordens de vãos, correspondendo no inferior a portais, o central maior, e no superior a janelas. No pano central abre-se portal, em cantaria calcária, de arco em asa de cesto, com duas arquivoltas, assentes em dois colunelos, sobre bases facetadas, cingidas por anéis, as quais se entrelaçam e formam canopo, com mísula, atualmente desnuda, ladeada por duas mísulas e anjos relevados. O portal é enquadrado por arco trilobado, sobre colunelos, assentes em bases facetadas, cingidas por anéis, e rematado em pináculos de cogulhos vegetalistas, e contrafortes facetados e seccionados, criando nichos intermédios, decorado com elementos vegetalistas e remate em longos pináculos tipo agulha. No intradorso do arco, côncavo, formam-se dois nichos sobre motivos vegetalistas e figura antropomórfica segurando filactera, com baldaquino concheado, rematado em elemento vegetalista, sobreposto por escudos, com as armas de Portugal (esquerda) e os atributos do orago (direita). Sobre o portal abrem-se duas janelas retilíneas, com moldura entre colunas torsas, de terço inferior liso, assentes em mísulas, as quais sustentam frisos e cornijas, coroadas por pináculos e tendo vieiras ao centro; entre as mísulas existem elementos volutados de cantaria, criando falso avental. Nos panos laterais, seccionados em dois registos por cornija, abrem-se portais em arco, com moldura formando recorte superior sobre mísulas, ladeado por duas colunas torsas e terço inferior espiralado, de capitéis coríntios, duas pilastras ornadas de acantos e duas outras com aletas, todas sobre plintos ornados de motivos vegetalistas em cachos, as exteriores coroadas por urnas; superiormente dispõe-se ampla vieira e volutados criando falso frontão interrompido por pináculo gomado. No registo superior, abre-se uma janela igual às do pano central e, na tabela, uma rosácea polilobada. À esquerda dispõe-se o batistério, rasgado por janela retilínea com moldura terminada em cornija e gradeada, coberto por cúpula facetada, rematada por plinto cilíndrico com cruz latina. À direita dispõe-se a torre sineira, de três registos separados por friso e cornija. (Informação extraída do Site: Monumentos - SIPA - Sistema de Informação Para o Património Arquitetónico -).

    • Unidades de descrição relacionadas

      Ponta Delgada : Ilha de São Miguel : Açores : porta principal da igreja matriz, com as cotas F-NP/2-GBB/1/33(8), F-P/2-GBB/7/2059; ID: 259158.
      Ponta Delgada : Ilha de São Miguel : Açores : porta lateral da igreja matriz, com as cotas F-NP/2-GBB/1/33(9); ID: 259160.

    • Dimensões

      0,035 x 0,035 m, 1 negativo em película p&b; 0,080 x 0,100 m, 1 prova fotográfca

    • Local de consulta

      Arquivo Histórico

    • Cota

      F-NP/2-GBB/1/33(7)


  • Subordinados