Documento/Processo, 1387/12/05 – 1387/12/05
D. João I ordena aos oficiais de Lisboa e Setúbal que não coloquem qualquer embargo aos comerciantes do Porto que ali se desloquem para comprarem pescados e sardinhas a fim de abastecerem a cidade e outros lugares do reino.
Documento/Processo, 1490/07/06 – 1490/07/06
Apresentação de capítulos gerais levados às cortes de Évora de 1490: 1- Acerca da proibição dos judeus serem rendeiros, nomeadamente das sisas, ou serem titulares de ofícios; 2- Acerca da proibição dos corregedores e ouvidores levarem consigo os presos de uma vila ou lugar quando acabam a sua visita a esses mesmos sítios; 3- Acerca do preço da carne praticado pelos rendeiros quando não há carniceiros nos lugares; 4- Acerca do respeito pelas cartas de segurança; 5- Acerca dos abusos perpetrados pelos juízes dos resíduos, capelas e órfãos; 6- Acerca da responsabilidade de apelação no caso das rixas; 7- Acerca dos abusos cometidos pelos corregedores nas comarcas que visitam; 8- Acerca da livre venda dos vinhos pelos moradores nos locais onde o Rei tem relego; 9- Acerca da aposentadoria dos corregedores, em virtude dos abusos que estes praticavam quando andavam em correição; 10- Acerca do perfil do memposteiro; 11- Acerca da proibição das apelações que envolvem quantias inferiores a 540 reais; 12- Acerca da necessidade dos corregedores serem letrados e que se encarreguem dos resíduos; 13- Acerca das medidas de pão e de vinho: que as comarcas de Entre Douro e Minho, Beira e Trás-os-Montes adotem o padrão do Porto e os outros lugares, o das respetivas cabeças do almoxarifado; 14- Acerca da proibição dos mesteres participarem nas reuniões camarárias; 15- Acerca da forma como se deve entregar e pagar a moagem do pão; 16- Acerca do cumprimento dos capítulos de cortes; 17- Acerca das inquirições – devassas feitas a tabelião e juízes 18- Acerca das competências do almotacé mor 19- Acerca dos abusos perpetrados pelos almotaces mores Seguem-se vários capítulos ilegíveis
Documento/Processo, 1866/11/10 – 1866/11/10
Registo de alvará de licença concedida a José da Silva, morador na Rua da Senhora da Luz, nº 57, para forno de cozer pão na sobredita morada.
Documento subordinado/Ato informacional, 1916 – 1917
Interior do posto de venda da padaria de Montebello (atual Avenida de Fernão de Magalhães) e fachadas dos postos de venda da Junta de Paróquia do Bonfim e da Junta de Paróquia de Santo Ildefonso.
Documento subordinado/Ato informacional, 1957 – 1957
Traslado de carta de D. Afonso IV sobre a moagem de cereais nos moinhos e azenhas da cidade do Porto. O procurador do concelho do Porto convoca os moleiros das azenhas de Campanhã para lhes dar a ler uma carta do rei D. Afonso na qual mandava que se respeitasse o costume de os moleiros virem à ribeira do Porto buscar grão para moer nas suas azenhas e moinhos, sob pena de serem levados pelo alcaide à presença dos juízes da cidade para aplicação de sanções de justiça. Data: 1356/10.
Documento subordinado/Ato informacional, 1957 – 1957
Traslado de carta de D. Afonso IV sobre a moagem de cereais nos moinhos e azenhas da cidade do Porto. O procurador do concelho do Porto convoca os moleiros das azenhas de Campanhã para lhes dar a ler uma carta do rei D. Afonso na qual mandava que se respeitasse o costume de os moleiros virem à ribeira do Porto buscar grão para moer nas suas azenhas e moinhos, sob pena de serem levados pelo alcaide à presença dos juízes da cidade para aplicação de sanções de justiça. Data: 1356/10/06.
Documento subordinado/Ato informacional, 1978 – 1978
Carta de Dom João I ao concelho e homens bons do Porto, sobre o comércio de peixe para abastecimento. 1387/12/05.
Documento/Processo, (Cerca de) [1900] – [1900]
Local de Edição: Porto Editor: Emílio Biel Preto e branco Estampilha: Não (Série: Geral, nº 172)
Documento/Processo, 1866/12/24 – 1866/12/24
Registo de alvará de licença concedida a João de Sousa Paupério, morador na Rua Formosa, nº 101, para forno de cozer pão situado na mesma morada. De acordo com o Decreto de 21 de Outubro de 1863, o estabelecimento era classificado na 3ª categoria da tabela anexa.
Documento/Processo, 1867/01/26 – 1867/01/26
Registo de alvará de licença concedida a Francisco dos Santos, morador na Rua de Santo Ildefonso, nº 117, para forno de cozer pão situado na sobredita casa. Este estabelecimento estava compreendido na 3ª classe da Tabela anexa ao Decreto de 21 de Outubro de 1863.
Documento/Processo, 1867/03/18 – 1867/03/18
Registo de alvará de licença concedida a Urbano Rodrigues, morador na Rua Formosa, nº 91, para forno de cozer pão situado na mesma morada. Este estabelecimento estava compreendido na 3ª classe da Tabela anexa ao Decreto de 21 de Outubro de 1863.
Documento/Processo, 1867/03/26 – 1867/03/26
Registo de alvará de licença concedida a Maria Marques da Rocha, moradora na Rua da Murta, nº 14, para forno de cozer pão de trigo situado na sobredita rua e casa. Este estabelecimento estava compreendido na 3ª classe da Tabela anexa ao Decreto de 21 de Outubro de 1863.
Documento/Processo, 1867/06/14 – 1867/06/14
Registo de alvará de licença concedida a Celestino Bernard, súbdito francês, morador na Rua de Santa Catarina, nº 296, para forno de cozer pão de trigo situado na mesma rua e casa. Este estabelecimento estava compreendido na 3ª classe da Tabela anexa ao Decreto de 21 de Outubro de 1863.
Documento/Processo, 1867/07/29 – 1867/07/29
Registo de alvará de licença concedida a Francisco António de Sousa Simão, morador na Rua de São Lázaro, nº 363, para forno de cozer pão de trigo, situado na mesma rua e casa. Este estabelecimento estava compreendido na 3ª classe da Tabela anexa ao Decreto de 21 de Outubro de 1863.
Documento/Processo, 1867/12/04 – 1867/12/04
Registo de alvará de licença concedida a Manuel de Sousa Vitorino, morador na Rua da Murta, nº 7, para forno de cozer pão trigo situado na mesma morada. Este estabelecimento estava compreendido na 3ª classe da Tabela Anexa ao Decreto de 21 de Outubro de 1863.
Documento/Processo, 1867/12/11 – 1867/12/11
Registo de alvará de licença concedida a Maria de Oliveira, morador na Rua de Trás da Casa Pia, nº 28, para forno de cozer pão trigo situado na mesma morada. De acordo com o Decreto de 21 de Outubro de 1863, o estabelecimento era classificado na 3ª categoria da tabela anexa.
Documento/Processo, 1867/12/11 – 1867/12/11
Registo de alvará de licença concedida a Felix José Dias, morador na Rua de Trás da Casa Pia, nº 30, para forno de cozer pão trigo situado na mesma morada. De acordo com o Decreto de 21 de Outubro de 1863, o estabelecimento era classificado na 3ª categoria da tabela anexa.
Documento/Processo, 1867/12/12 – 1867/12/12
Registo de alvará de licença concedida a José Gonçalves Pereira, morador na Praça da Alegria, nº 81, para forno de cozer pão trigo situado na mesma morada. De acordo com o Decreto de 21 de Outubro de 1863, o estabelecimento era classificado na 3ª categoria da tabela anexa.
Documento/Processo, 1867/12/13 – 1867/12/13
Registo de alvará de licença concedida a Manuel Alves Neto, morador na Rua de Santo Ildefonso, nº 449, para forno de cozer pão de milho situado na mesma morada. De acordo com o Decreto de 21 de Outubro de 1863, o estabelecimento era classificado na 3ª categoria da tabela anexa.
Documento/Processo, 1867/12/17 – 1867/12/17
Registo de alvará de licença concedida a Manuel da Silva Piedade, morador na Rua São Dionísio nº 13, para forno de cozer pão de milho situado na mesma morada. Este estabelecimento estava compreendido na 3ª classe da Tabela anexa ao Decreto de 21 de Outubro de 1863.