Documento/Processo, 1367/04/14 – 1367/04/14
Tendo sido entregue ao juiz de Braga (encarregado pelo rei de tirar uma inquirição sobre o fretamento das naus na cidade do Porto) uma cédula pelos oficiais portuenses, o juiz pede o rol de nomes dos indivíduos que estiveram reunidos e acordaram o estabelecimento de fretadores. Na cédula apresentada ao juiz de Braga, lê-se que este fora incumbido pelo rei de tirar uma inquirição sobre o fretamento das naus na cidade do Porto: se devem existir fretadores ou se cada indivíduo frete à sua vontade. Os oficiais da cidade consideram que na inquirição não devem ser apenas ouvidos os mestres das naus e homens de grandes cabedais uma vez que eles não têm em vista o bem comum. Os homens bons da cidade tinham feito uma ordenação que estipulava a existência de fretadores, ordenação confirmada por D. Afonso IV e D. Pedro. Alguns indivíduos na cidade tinham contestado a ordenação e o rei mandara tirar a referida inquirição.
Documento subordinado/Ato informacional, 1972/01/10 – 1972/01/10
Dois aspetos da réplica da nau dos mares. Reconstituição do Mestre Martins Barata, no pátio da Casa do Infante.
Documento/Processo, 1469/03/18 – 1469/03/18
Traslado de uma carta de D. Afonso V contendo a resposta a uns capítulos apresentados pelo concelho do Porto ao rei: 1. Acerca da carta de confirmação de privilégios; 2. Acerca da imposição do vinho na cidade; 3. Acerca de irregularidades cometidas por certos indivíduos na utilização dos dinheiros destinados às obras da Rua Nova, do muro da cidade e comércio de sal; 4. Acerca dos agravos praticados pelos bretões e ingleses; 5. Acerca da compra indevida de mercadorias no Reino por genoveses e florentinos; 6. Acerca das casas de Fernão Coutinho em Monchique; 7. Acerca da cunhagem da moeda preta; 8. Acerca dos abusos cometidos nos empréstimos para a armação dos navios; 9. Acerca da indemnização devida por uma nau tomada por ingleses (datada de 1449, Julho, 18. Lisboa). O procurador solicita ao juiz o traslado da carta.
Documento subordinado/Ato informacional, [1989] – [1989]
48 - Vista parcial do antigo átrio da Casa do Infante, destacando-se uma réplica da Nau dos mares da Europa, reconstituição do Mestre Martins Barata.
Documento/Processo, [1955] – [1958]
Retrato de Agostinho da Rosa Coelho, Comandante em Capitão-de-mar-e-guerra da nau São Sebastião, de 3 de Janeiro de 1812 a 31 de Julho de 1812. Era pai José Joaquim da Rosa Coelho, chefe de esquadra, graduado e comandante da nau Dom João VI, navio chefe da expedição aos Açores, em 1829.
Documento/Processo, 1972/01/10 – 1972/01/10
Réplicas da Nau dos mares e da Galé bastarda. Reconstituição do Mestre Martins Barata, no pátio da Casa do Infante.
Documento/Processo, 1902 – 1902
Responsabilidade: José Júlio Gonçalves Coelho (il.) Local de edição: Porto Editor: [Ateneu Comercial do Porto] Impressor: Litografia Nacional Colorido Estampilha: não (Coleção: Homenagem a Garrett, 1902)
Documento subordinado/Ato informacional, 1999 – 1999
Responsabilidade: José Júlio Gonçalves Coelho (il.) Local de edição: Porto Editor: Ateneu Comercial do Porto Colorido Estampilha: não (Coleção: Homenagem a Garrett, 1902, edição fac-similada, 1999)
Documento/Processo, [1955] – [1958]
Retrato de José Joaquim da Rosa Coelho, chefe de esquadra, graduado e Comandante da nau Dom João VI, navio chefe da expedição aos Açores, em 1829. Filho de Agostinho da Rosa Coelho, Comandante em Capitão-de-mar-e-guerra da nau São Sebastião, de 3 de Janeiro de 1812 a 31 de Julho de 1912.
Documento subordinado/Ato informacional, 1968 – 1974
Escritura do tabelião Afonso Domingues em que se transcreve a cédula dada pelos juízes e vereadores do Porto ao juiz de Braga, Domingos Pires, sobre o fretamento das naus da cidade. Tendo sido entregue ao juiz de Braga (encarregado pelo rei de tirar uma inquirição sobre o fretamento das naus na cidade do Porto) uma cédula pelos oficiais portuenses, o juiz pede o rol de nomes dos indivíduos que estiveram reunidos e acordaram o estabelecimento de fretadores. Na cédula apresentada ao juiz de Braga, lê-se que este fora incumbido pelo rei de tirar uma inquirição sobre o fretamento das naus na cidade do Porto: se devem existir fretadores ou se cada indivíduo frete à sua vontade. Os oficiais da cidade consideram que na inquirição não devem ser apenas ouvidos os mestres das naus e homens de grandes cabedais uma vez que eles não têm em vista o bem comum. Os homens bons da cidade tinham feito uma ordenação que estipulava a existência de fretadores, ordenação confirmada por D. Afonso IV e D. Pedro. Alguns indivíduos na cidade tinham contestado a ordenação e o rei mandara tirar a referida inquirição. Data: 1367/04/14.
Documento/Processo, [198?] – [198?]
Local de edição: Porto Editor: Arquivo Histórico da Câmara Municipal do Porto Impressor: Simão Guimarães, Filhos, Lda. Colorido Estampilha: não (Nº 7)
Documento/Processo, [190?] – [190?]
Documento/Processo, [190?] – [190?]
Documento subordinado/Ato informacional, 1960 – 1960
Reprodução de uma iluminura do Museu Britânico. Estes navios são do tipo «colher» (em forma de colher). Note-se como a peleja nada tem de náutico senão o local. Também se pode aqui ver como a vela embolsada desloca o centro vélico muito para vante, permitindo assim, sem rodopio do barco, a existência do robusto mastro a meia nau, corrente nos navios medievos. Fotografia de Teófilo Rego.
Documento subordinado/Ato informacional, 1960 – 1960
O "esqueleto" da nau, no Estaleiro do Ouro. Fotografias de Teófilo Rego.
Documento subordinado/Ato informacional, 1960 – 1960
Reprodução de um fresco de Giovanni da Milano, na igreja de Santa Cruz, em Florença. Veja-se a ausência de castelo de proa numa delas e a construção desse castelo, em forma de púlpito, na outra.
Documento subordinado/Ato informacional, 1960 – 1960
Fotografias de Teófilo Rego.
Documento subordinado/Ato informacional, 1960 – 1960
Fotografias de Teófilo Rego.
Documento subordinado/Ato informacional, 1960 – 1960
Reprodução da nau que figura na mais antiga obra náutica portuguesa conhecida: o «Regimento do Estrolabio», de 1510.
Documento subordinado/Ato informacional, 1960 – 1960
Modelo moderno que se encontra exposto no Science Museum, de Londres, com nome de «navio inglês do século XV, 1420».