Documento/Processo, [189?] – [190?]
Mulheres a lavar a roupa num pequeno rio com uma ponte de pedra, tendo como pano de fundo pequenas casas rurais.
Documento/Processo, 2010 – 2010
Lavadeiras de Ramalde.
Documento/Processo, [1946] – [1948]
Grupo de mulheres a lavar roupa num pequeno rio, possivelmente no Rio Leça
Documento/Processo, (Cerca de) [193?] – [193?]
Mulheres de joelhos a lavar a roupa no rio.
Documento subordinado/Ato informacional, [1930] – [1930]
Mulheres a lavar a roupa numa praia fluvial na zona da Serra do Buçaco (?)
Documento/Processo, (Cerca de) [1900] – [1900]
Local de Edição: Hamburg Editor: Alberto Nobre Verde Estampilha: Não (Série: Alberto Nobre, nº 84)
Documento subordinado/Ato informacional, [1896] – [1897]
Documento subordinado/Ato informacional, [1896] – [1897]
Documento/Processo, (Cerca de) [1910] – [1910]
Local de edição: [Porto] Editor: Grandes Armazéns Hermínios Colorido Estampilha: não
Documento/Processo, (Cerca de) [1910] – [1910]
Local de Edição: Porto Editor: Rodrigues Colorido Estampilha: Não
Documento subordinado/Ato informacional, 1932/06
Jovem lavadeira na margem do rio Ave. Fotografia pubicada na revista «Civilização» e oferecida a Cruz Caldas pelo fotógrafo Domingos Alvão.
Documento/Processo, (Cerca de) [1915] – [1915]
Local de edição: Porto Editor: Foto Alvão Preto e branco Estampilha: não (Nº 544)
Documento/Processo, (Antes de) [1910] – [1910]
Local de Edição: [Porto] Editor: [s.n.] Preto e Branco Estampilha: Não
Documento/Processo, 1997 – 1997
Local de edição: Porto Editor: Biblioteca Pública Municipal do Porto Preto e branco Estampilha: não (Coleção: O Porto de outros tempos, Imagens do quotidiano, nº 3)
Documento subordinado/Ato informacional, [1899] – [1900]
Mulheres a lavar algodão e roupa branca em tinas.
Documento/Processo, [190?] – [190?]
Vista rural, mulher a lavar roupa no rio, 1904, por Câdido da Cunha. António Cândido da Cunha viveu entre 1866 e 1926. Em Barcelos, onde nasceu e passou a infância, manifestou especial propensão para o desenho e música. Tais inclinações, deve tê-las herdado do pai, José Joaquim da Cunha, conhecido em Barcelos como desenhador de projetos de arquitetura e como músico. Cândido da Cunha frequentou a Academia de Belas Artes do Porto entre 1887 e 1894. Seus mestres foram António Sardinha, em Arquitetura Civil (classe em que obteve o Prémio Soares dos Reis em 92), Marques de Oliveira em Desenho e João A. Correia em Pintura Histórica. Foi nesta modalidade que Cândido da Cunha terminou o curso, precisamente com a apresentação de Agar e Ismael no deserto, prova classificada com 18 valores, merecedora de menção de louvor por parte do júri académico. Ainda no Porto, integrou entre 1893 e 97 as Exposições d’Arte, promovidas por António José da Costa, Marques de Oliveira, Marques Guimarães e Júlio Costa. Na fase, compreendida entre 1896-1898, o pintor estudou em Paris, na Academia Julian, sob proteção régia e a expensas do Estado português. Aí se aperfeiçoou com Jean-Paul Laurens e Benjamin Constant. Prova de que foi muito apreciado pelos seus mestres na capital francesa foi a admissão, em 1898, no Salon parisiense, com o Viático na aldeia, tela que havia realizado na Bretanha, em Finisterra. Este trecho valer-lhe-ia uma 3ª medalha na Exposição Universal de Paris de 1900. Após o regresso a Portugal, em finais de 1898, iniciou um novo ciclo que viria a revelar-se bastante produtivo, de tal modo o pintor se deixou seduzir pelos motivos de paisagem da região de Barcelos, arredores de Esposende e Águeda. Esta época ficou marcada pela apresentação pública nas mostras da Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa (entre 1902-1915) e no Porto (entre 1909-1911). Em finais de carreira, compareceu em diversos certames de iniciativa particular, levados a efeito na cidade do Porto. Quando Joaquim Lopes lhe chamou “pintor das horas crepusculares” estava a referir-se a temas como este por si tratados, “... Temas vividos nas horas tranquilas do amanhecer e do declinar do dia, absorvendo-lhes toda a beleza cromática”.
Documento/Processo, [189?] – [190?]
Lavando a roupa no rio.
Documento subordinado/Ato informacional, 1964 – 1964
Lavadeiras nas escadas do Cais da Ribeira, vendo-se crianças a brincar e o quotidiano típico da zona ribeirinha do Porto.
Documento/Processo, 1932 – 1932
Várias perspetivas de lavadeiras no rio.
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Reprodução de uma pintura a óleo de Agosto de 1811. Mulheres no rio a lavar roupa.