Série, 1907 – 1911
Registo dos requerimentos de admissão de educandos ao Colégio dos Órfãos, com indicação da data do despacho do vereador do pelouro, nome dos requerentes, nome dos educandos, data do segundo despacho, número e data da guia de entrada.
Série, 1899 – 1915
Processos relativos aos concursos para o fornecimento de géneros e artigos ao Colégio dos Órfãos, com indicações relativas ao preço dos géneros e artigos a fornecer, nome dos comerciantes concorrentes e respetivos contratos de fornecimento.
Série, 1927 – 1928
Documentação composta de correspondência, orçamentos, propostas, folhetos publicitários, ordens de serviço, etc., relacionados com a instalação de carpintaria e marcenaria.
Série, (Cerca de) [1891] – 1902
Registo das propriedades do Colégio dos Órfãos, alugadas, expropriadas e arrematadas, com indicação do local, propriedade, data do arrendamento, entidade que expropriou e pessoa que arrematou e data das escrituras respetivas e, ainda, registo de anotações várias relativas ao mesmo Colégio, nomeadamente, resumos de sessões da Câmara, registo de correspondência.
Série, 1839 – 1840
Atas da mesa da reorganizada Confraria da Vera Efígie do Senhor Jesus de Bouças (que tinha por invocação a imagem do Senhor Jesus de Bouças), a qual, a partir de 1839, passou a reunir no Colégio dos Órfãos, tendo até então e desde a fuga dos seus administradores, por alturas do Cerco do Porto, a referida imagem ficado guardada na Casa da Câmara.
Série, 1860 – 1863
Atas de reuniões da Comissão Administrativa e Reorganizadora da Irmandade e Confraria do Senhor Jesus Crucificado.
Subsérie, 1951/04 – 1958/12
Documentação sobre o contrato com os arquitetos Eduardo Raul da Silva Martins e Manuel da Silva Passos Júnior, e engenheiro José Portocarrero, para elaboração de projeto para um edifício de rendimento, em terreno pertencente ao Colégio dos Órfãos, na Rua do Duque de Loulé; anteprojeto e projeto da autoria dos mesmos técnicos; processo do concurso para a empreitada de construção; projeto para posto de transformação na Rua do Sol; correspondência sobre obras a realizar do edifício.
Subsérie, 1935/12/23 – 1968/01
Documentação relativa às várias obras e reparações no edifício do Colégio dos Órfãos, na capela, e em edifícios arrendados pertencentes ao mesmo colégio, com recurso a concursos públicos e limitados (ofícios, informações, projetos, processos de concurso, etc.). Inclui: projeto de saneamento, projetos de adaptação das lojas a oficinas, projeto de pavilhão para sentinas, planta topográfica do terreno municipal a desafetar do domínio público, a sul do edifício, aprovada em Câmara em 1949-07-12, projetos para oficinas.
Série, 1879 – 1887
Folhas das despesas mensais do Colégio dos Órfãos.
Série, 1879 – 1893
Documentos de despesas gerais do Colégio dos Órfãos, incluindo faturas, recibos, ordens de pagamento, folhas de vencimento do pessoal.
Série, 1879 – 1887
Documentos de receita do Colégio dos Órfãos, provenientes de mesadas de pensionistas, entradas de órfãos, assistência dos órfãos e responsos, juros de inscrições e dividendos de papéis de crédito, esmolas, legados, foros, laudémios e pensões, aluguéis de casas. Alguns livros contêm guias de entrada de dinheiro no Cofre da Câmara.
Série, 1903 – 1915
Processos de admissão de educandos no Colégio dos Órfãos, incluindo os requerimentos pedindo a admissão e outros documentos necessários à instrução dos processos (certidões de nascimento dos menores, certidões de óbito dos pais, atestados das Juntas de Freguesia a comprovar as condições económicas do candidato, certificados de vacinas, etc.).
Série, 1888 – 1892
Guias de entrada de dinheiro no Cofre da Câmara, relativas às receitas do Colégio dos Orfãos, provenientes de entradas de órfãos, assistência a órfãos e responsos, juros de inscrições e dividendos de papéis de crédito, esmolas, legados, foros, laudémios e pensões, aluguéis de casas.
Série, 1878 – 1887
Folhas das receitas mensais do Colégio dos Órfãos.
Série, 1879 – 1889
Assentos relativos às receitas e despesas do Colégio dos Orfãos.
Série, 1801 – 1807
Receitas e despesas do Colégio dos Órfãos, com os exames e aprovação das contas pela Câmara e pelo Procurador da Cidade, e relação dos órfãos existentes no referido Colégio.
Série, 1775 – 1801
Inventários de propriedades do Colégio dos Órfãos, na cidade do Porto e seu termo, e de bens móveis do mesmo (incluindo legados, pensões, dívidas ao Colégio, apólices), termos de entrega aos novos reitores dos bens inventariados e certidão de duas escrituras de venda de propriedades ao mesmo Colégio. Inclui uma certidão de 1775, de duas escrituras de venda, datadas de 1758 e 1763.
Série, 1653 – 1716
Cópias e originais de documentos relativos ao Colégio dos Órfãos (estatutos do Colégio e outros documentos relacionados com os mesmos, termos de conferência de contas de receita e despesa desde 1662, cópia de testamentos dos reitores, Padre Baltasar Guedes e Padre João de São Pedro, autos de posse de reitores, inventários e termos de entrega de bens).
Série, 1797 – 1834
Miscelânea de documentos manuscritos e impressos (cópia de correspondência da Câmara do Porto relativa a festejos, correspondência enviada à Câmara sobre diversos assuntos, contas de receita e despesa, mapas de produção e consumo de cereais, preços de géneros, listas de aguadeiros e de funcionários, Companhia da Bomba, relações de décimas de funcionários, documentação relativa aos expostos, Colégio dos Órfãos e outra).
Subsérie, 1952/01 – 1961/11
Documentação relativa à construção de um pavilhão destinado ao funcionamento de oficinas educativas, nos terrenos do Colégio dos Órfãos: ofícios, informações, projetos, processos de concurso.