Documento subordinado/Ato informacional, 1973/11/10 – 1973/11/10
Reprodução de um estudo com esquisso da zona da Catedral do Porto, Calçada da Vandoma e Largo Dr. Pedro Vitorino, da autoria de Marcello Piacentini, [1939]
Documento subordinado/Ato informacional, 1939/11/22 – 1939/11/22
Vista aérea da zona ribeirinha, residencial e comercial de S. Nicolau, Sé e Vila Nova de Gaia, desde a Catedral (Norte), ao Mosteiro da Serra do Pilar (Sudeste). Identificando-se além destes dois edifícios, a Ponte Luís I; a Feitoria Inglesa, na Rua do Infante D. Henrique; a Casa Torre D. Pedro Pitões, no Largo Dr. Pedro Vitorino; a Igreja dos Grilos e o Colégio de S. Lourenço, no Largo do Colégio; o Paço Episcopal e a Casa do Cabido, no Terreiro da Sé; a casa dos Freire de Andrade e a Casa Museu Guerra Junqueiro, na Rua D. Hugo; o Recolhimento do Ferro e a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, nas Escadas do Codeçal; o Pano de Muralha, nos Guindais; a Igreja e Convento de Santa Clara, no Largo 1.º de Dezembro; e a Casa do Ascensor dos Guindais, na Rua Arnaldo Gama; a Capela da Lada, na Rua Cima do Muro; as Caves de Vinho, no Cais de Gaia; várias embarcações no Rio Douro; e aglomerados habitacionais, comerciais e empresariais à face das ruas envolventes.
Documento subordinado/Ato informacional, 1939/11/22 – 1939/11/22
Vista aérea da zona residencial e comercial da Sé e Santo Ildefonso, desde a Praça da Liberdade (Norte), ao Paço Episcopal (Sul). Identificando-se, um grande aglomerado habitacional, comercial e empresarial nas artérias envolventes; o Monumento a D. Pedro IV, a Igreja dos Congregados e a Casa das Cardosas; na Praça da Liberdade; o Teatro de Sá da Bandeira (n.º 108), na Rua com o mesmo nome; a Estação de S. Bento, na Praça Almeida Garrett; a Capela de Nossa Senhora da Silva (n.º 102-104), na Rua dos Caldeireiros; a Casa da Companhia Velha (n.º 69), na Rua das Flores; a Escola Primária n.º 64, no desaparecido Largo da Cividade; a Igreja e Hospital da Ordem do Terço (n.º 19), na Rua e Travessa Cimo de Vila; o Teatro S. João, na Praça da Batalha; o edifício do Governo Civil (antiga Casa Pia) e o Recolhimento de Nossa Senhora das Dores e S. José das Meninas Desamparadas (n.º 24), na Rua Augusto Rosa; o Palácio dos Condes de Azevedo, na Rua Saraiva de Carvalho; o Dispensário para Crianças Pobres Rainha D. Amélia e a Igreja e Convento de Santa Clara, no Largo 1.º de Dezembro; a Casa do Ascensor dos Guindais, na Rua Arnaldo Gama; o pano de Muralha, nos Guindais; a Casa Museu Guerra Junqueiro, e a Casa dos Freire de Andrade, na Rua D. Hugo; a Igreja da Sé e Casa do Cabido, no Terreiro da Sé; a Casa de D. Pedro Pitões, no Largo Dr. Pedro Vitorino; e a Igreja dos Grilos e Colégio de S. Lourenço, no Largo do Colégio.
Documento/Processo, 1940 – 1940
Vários aspetos das obras realizadas no Bairro da Sé, destacando-se o Largo Dr. Pedro Vitorino e a Fonte de São Sebastião, a Rua de Dom Hugo e o Terreiro da Sé, vendo-se a Casa do Cabido, o Paço Episcopal e a Torre de D. Pedro de Pitões em construção.
Documento/Processo, 1950 – 1950
Pormenor da base do pelourinho do Porto, tendo como pano de fundo, a Torre de Dom Pedro Pitões, na Sé.
Documento/Processo, [1947] – [1948]
Vista da procissão e da imagem de São Pantaleão, no Terreiro da Sé do Porto. Ao fundo a Torre de Pedro de Pitões (antigo Gabinete de História da Cidade)
Documento/Processo, 1940 – 1940
Construção da Torre Dom Pedro Pitões na Calçada com o mesmo nome, descoberta durante as demolições nas obras de intervenção e beneficiação do Bairro da Sé.
Documento/Processo, 1941 – 1941
Dois aspetos da Torre Medieval, reconstruida no Terreiro de Afonso Henriques (atual Terreiro da Sé), na qual foi instalado o Gabinete de História da Cidade.
Documento/Processo, [1946] – [1948]
Vista do Morro da Sé, destacando-se a catedral, a Casa do Cabido, e o Paço Episcopal. Ao fundo o Mosteiro da Serra do Pilar, à direita a Igreja dos Grilos
Documento/Processo, 1968/02/27 – 1968/02/27
Dois aspetos da Torre medieval da Sé, na Calçada de D. Pedro Pitões, onde esteve instalado Gabinete de História da Cidade, até 1960. A torre foi descoberta durante as obras de remodelação e higienização da zona da Catedral, entre 1939 e 1940.
Documento subordinado/Ato informacional, 1972/06/17 – 1972/06/27
Conjunto de imagens alusivas a S. João Baptista, usadas para o roteiro; e vários aspetos da inauguração da exposição na Torre Medieval (Torre D. Pedro Pitões), integrada nas Festas da Cidade.
Documento/Processo, [1994/06/04] – [1994/06/05]
Reconstituição única de um mercado do Porto no séc. XV, onde, além dos produtos da época, havia acepipes medievais, saltimbandos, benzedeiras, uma procissão de monges mendicantes, no Terreiro da Sé. Integrada nas Comemorações dos 500 anos do Nascimento do Infante D. Henrique.
Documento/Processo, 1940/01/23 – 1972/10/10
Correspondência (interna e externa) relativa aos trabalhos de iluminação no Largo da Sé; variante ao projeto de adaptação do torreão defronte da Sé Catedral a arquivo municipal; desenhos e mais documentação relativa às várias obras a realizar no Terreiro da Sé e reconstrução da torre medieval, para adaptação a Gabinete de História da Cidade; projeto e documentação do concurso público para construção de um nicho para a imagem de Nossa Senhora de Vandoma na Calçada de Vandoma; documentação de concursos para fornecimentos de bens e serviços na torre do Gabinete de História da Cidade; projeto de adaptação do edifício a Posto de Informação e Turismo, por B. Basto Fabião.
Documento/Processo, (Cerca de) [1940] – [1940]
Plantas e corte do edifício do Gabinete de História da Cidade.
Documento/Processo, (Depois de) [1956] – [1956]
Cartão do Gabinete de História da Cidade, com desenho representando a torre de Dom Pedro Pitões, da autoria de Carlos Carneiro.
Documento subordinado/Ato informacional, 1970/08 – 1970/08
Exterior e interior do edifício onde durante dezanove anos esteve instalado o Gabinete de História da Cidade, à Sé. Entre 1941 e 1960.
Documento/Processo, (Cerca de) [1938] – 1940
Projetos relacionados com o arranjo urbanístico em volta da zona histórica da Sé e dos Paços do Concelho [no Paço Episcopal]: projeto do jardim dos Paços do Concelho; projeto dos edifícios a reconstruir na rua de acesso à Catedral; perspetivas e perfis da zona envolvente da Sé; desenhos relativos aos achados arqueológicos na zona da Sé; planta do processo de expropriação feita a Henrique Bravo, dos terrenos nas ruas do Sol e São Luís, para reconstrução da Capela dos Alfaiates; projeto de miradouro e varanda sobre o Largo do Colégio; desenhos da porta ogival existente na Casa dos 24 [i. é, torre dos antigos Paços do Concelho]; projetos de adaptação do torreão defronte da Sé Catedral a Arquivo Municipal, do autoria do arquiteto Rogério de Azevedo.
Documento/Processo, [1955] – [1955]
Reprodução de desenho de torre no Largo do Paço Episcopal, da autoria de Gouveia Portuense.
Documento subordinado/Ato informacional, 1967/12 – 1967/12
Igreja da Sé e pelourinho, vista do Terreiro.
Documento/Processo, (Cerca de) [199?] – [200?]
Perspetiva da torre medieval, situada na Calçada de Dom Pedro Pitões.