Documento subordinado/Ato informacional, 1939/11/20 – 1939/11/20
Fotografia aérea da zona residencial e industrial da marginal de Lordelo do Ouro, desde a rua do Aleixo (Norte), ao Rio Douro (Sul). Identificando-se o Bairro de Casas Económicas das Condominhas (Noroeste); o Bairro Operário de Lordelo, na Rua da Granja de Lordelo; a Fábrica de Parafusos do Norte (n.º 232), a Fundição do Ouro (n.º 259), a Quinta do Aleixo (n.º 96) e a Sociedade de Serralharia Mecânica Rijo & Lima (n.º 44), na Rua do Aleixo; a Capela de Santa Catarina, no alto do Largo de Santa Catarina; a Manutenção Militar (n.º 1492) com os estaleiros em frente, a Casa da Superintendência e Armazéns Gerais (n.º 282), a Fábrica de Moagem do Ouro, Ltd. (n.º 255) e a Companhia do Gás e Central Térmica do Ouro, na Rua do Ouro; e a Quinta da Murta, na Rua Senhor da Boa Morte (n.º 209).
Documento subordinado/Ato informacional, 1939/11/20 – 1939/11/20
Fotografia aérea da zona ribeirinha, residencial e industrial de Lordelo do Ouro, desde a Rua do Progresso (Norte), à Rua do Ouro (Sul), com aglomerados habitacionais à face das artérias principais. Identificando-se a Sociedade Nacional de Fósforos (n.º 232), na Rua do Progresso; A Arte Metalúrgica Mecânica, Ltd (n.º 41), na Rua Carvalho Barbosa (antigo beco do Aleixo); a Fábrica de Parafusos do Norte (n.º 232), a Fundição do Ouro da Companhia Aliança (n.º 99-259), a Quinta do Aleixo (n.º 96) e a Sociedade de Serralharia Mecânica, Ltd. de Rijo & Lima (n.º 44), na Rua do Aleixo; a Serrelharia de Francisco Gomes de Carvalho (n.º 75), na Rua Luís Cruz; a Quinta da Murta (n.º 209), na Rua Senhor da Boa Morte; os estaleiros do Ouro; a Companhia do Gás e Central Térmica do Ouro, entre a Calçada do Ouro e a Rua Mocidade da Arrábida; as Empresas de fundição de metais Augusto Queirós (n.º 258) e Francisco Ramos (n.º 250), e o Grupo Dramático Beneficente Mocidade da Arrábida (n.º 190), na Rua da Arrábida; e ainda a fábrica de fundição de metais José Alves Leite (n.º 208), na Rua do Alto da Arrábida.
Documento subordinado/Ato informacional, 1939/11/20 – 1939/11/20
Fotografia aérea da zona ribeirinha, residencial e rural de Lordelo do Ouro. Desde o bairro de Casas Económicas das Condominhas (Nordeste), ao Rio Douro (Sul). Identificando-se, o Bairro Operário de Lordelo do Ouro, na Rua da Granja de Lordelo; a central de Sobreiras, na Rua das Sobreiras; a capela de Nossa Senhora da Ajuda, na Rua com o mesmo nome; a Capela de Santa Catarina, rodeada de artérias com pequenos aglomerados habitacionais, no Largo de Santa Catarina; a Manutenção Militar e o Estaleiro, na Rua do Ouro.
Documento/Processo, 2016 – 2016
Nova localização da Fonte da Praia do Ouro e mémória ao estaleiro do Ouro (desaparecido).
Documento subordinado/Ato informacional, 1958 – 1958
Fotografia aérea da zona a norte do Rio Douro, entre o Monte da Arrábida (a nascente) e o Jardim do Passeio Alegre (a poente). Escala: 1:2500. Execução: Artop.
Documento/Processo, 1970 – 1970
Pormenor das embarcações.
Documento/Processo, 1970 – 1970
Aspeto do estaleiro, vendo-se a marginal de Lordelo do Ouro.
Documento/Processo, 1970 – 1970
Pormenor duma embarcação.
Documento/Processo, 1970 – 1970
Construção duma embarcação.
Documento/Processo, 1970 – 1970
Pormenor da proa duma embarcação, vendo-se trabalhadores do estaleiro.
Documento/Processo, 1972 – 1972
Pormenor duma embarcação no estaleiro.
Documento/Processo, 1970 – 1970
Duas embarcações no estaleiro.
Documento/Processo, 1970 – 1970
Pormenor duma embarcação.
Documento subordinado/Ato informacional, 1960 – 1960
Caravela reconstituída pelas Oficinas e Armazéns Gerais da Câmara Municipal do Porto, para o Festival do Rio Douro. Fotografia de Teófilo Rego.
Documento subordinado/Ato informacional, 1960 – 1960
O "esqueleto" da nau, no Estaleiro do Ouro. Fotografias de Teófilo Rego.
Documento subordinado/Ato informacional, 1960 – 1960
Aspecto das embarcações no rio Douro e dos testes de peso realizados, para serem usadas no festival. Fotografias de Teófilo Rego.
Documento/Processo, 1961 – 1962
Vistas aéreas das obras de arruamentos na zona da Pasteleira (a nascente do Bairro Rainha D. Leonor), para construção de um bairro destinado a iniciativa particular. Projetado pelos arquitetos Pedro Ramalho e Sérgio Fernandez (construído entre 1963-1967).
Documento/Processo, 1960 – 1960
Construção da nau e caravela que figuraram nas comemorações do V centenário da morte do Infante D. Henrique, com eleboração dos planos gerais pelo Mestre Martins Barata; maquetas das embarcações pelo Mestre construtor, Armando Santos e sobre supervisão do chefe dos serviços de oficinas gerais da Câmara Municipal do Porto, o Engenheiro António Pacheco de Almada.
Documento subordinado/Ato informacional, 1997 – 1997
Aspeto do Arrastão «Bota-a-Baixo» do Mestre Pedro, reconstruído em 1997
Documento subordinado/Ato informacional, 1990 – 1990
Embarcações nos Estaleiros do Ouro