Série, 1907 – 1911
Registo dos requerimentos de admissão de educandos ao Colégio dos Órfãos, com indicação da data do despacho do vereador do pelouro, nome dos requerentes, nome dos educandos, data do segundo despacho, número e data da guia de entrada.
Série, 1928/06/30 – 1967/07/31
Conta corrente relativa à venda de trabalhos executados na oficina de Lavores. Inclui registo da receita, despesa e lucro obtido anualmente. Entre 1935 e 1942, os trabalhos e respetivos preços estão discriminados.
Série, 1943/07/31 – 1968/08/09
Conta corrente relativa aos lucros recebidos pelas educandas. De acordo com o Regulamento do Internato, no fim de cada ano letivo, o lucro líquido da venda de trabalhos, executados na oficina de Lavores, era distribuído pelas alunas. As importâncias obtidas constituíam um pecúlio que lhes seria entregue quando terminassem o internato. No registo individual, constam o nome, o lucro obtido anualmente, a importância total recebida, data e assinatura da aluna.
Série, 1951 – 1968/08/09
Conta corrente relativa ao depósito dos valores dos prémios recebidos pelas educandas do Internato Municipal Condessa de Lumbrales. De acordo com o Regulamento, no fim do ano letivo realizava-se uma festa para distribuição de prémios às alunas. Para além dos prémios atribuídos pela Câmara Municipal, para melhor classificação em Culinária, Lavores, Costura, Comportamento, etc., as alunas eram contempladas com prémios instituídos por particulares ou entidades públicas. Entre 1951 e 1968, foram atribuídos os seguintes prémios: Anónimo Caritativo, António Gonçalves Pereira, Dr. Bento Carqueja, António Emílio de Magalhães, Dr. Frazão Nazareth, Eng. José Albino Machado Vaz, Comendador António Joaquim de Morais, Sampaio Bruno, Xavier da Mota, António Bernardino Alves Costa, Ateneu Comercial, Fenianos Fundadores e O Comércio do Porto. No registo individual, constam: o nome da aluna; número de depositante da Caixa Geral de Depósitos; datas, discriminação dos prémios e respetivos valores. Inclui registo da entrega, à aluna ou tutor, da caderneta ou do valor depositado. O segundo caderno contém quatro recibos assinados.
Série, 1942/08/05 – 1968/04/03
Guias de entrada de educandas no Internato Municipal Condessa de Lumbrales, com indicação do nº da guia e nº de ordem; data do despacho do Presidente da Câmara; nome da menor, filiação, data e local de nascimento; nome e morada do fiador.
Série, [1949] – 1964/04/21
Recibos referentes a valores entregues, pela diretora, às educandas do Internato Municipal Condessa de Lumbrales, nomeadamente: cadernetas bancárias; valores de prémios em numerário; objetos guardados no cofre; documentos. De acordo com o Regulamento, as alunas terminavam o internato quando completavam 16 anos de idade. Na data de saída, a diretora entregava à aluna, mediante assinatura de recibo, o pecúlio (constituído pelo dinheiro dos prémios e da venda de trabalhos executados na oficina de Lavores) e o enxoval (um corte de fazenda e um par de sapatos).
Série, 1928 – 1961
Registo das educandas, para efeito da distribuição dos lucros líquidos da venda dos trabalhos executados na oficina de Lavores. As alunas eram distribuídas em três categorias, de acordo com o grau de aprendizagem e a complexidade dos trabalhos realizados. No registo constam: o ano letivo; o nome e número das alunas de cada categoria; lucro total; percentagem atribuída a cada categoria; importância a entregar a cada aluna.
Série, 1903 – 1911
Registo de requerimentos solicitando a admissão de educandos ao Asilo Escola Dona Maria Amélia, com indicação da data do requerimento, data do despacho do vereador, nome do requerente e nome do educando que pretende ser admitido, data do 2º despacho, nº da guia de entrada e observações.
Série, 1948/01/02 – 1949/10/28
Atas das reuniões do Conselho Educativo do Internato Municipal Condessa de Lumbrales. Para além dos assuntos relativos ao funcionamento da instituição (plano educativo, horários, pessoal, instalações), o Conselho Educativo informava sobre os processos de admissão e saída de educandas, que seriam posteriormente submetidos à deliberação do Conselho Diretivo.
Série, 1863 – 1872
Mapas das faltas dos alunos e alunas matriculados no Curso Popular do Instituto Musical. O documento com cota A-PUB/6492(1) contém, na última f., algumas anotações relacionadas com a atividade do Instituto Musical.
Série, 1903 – 1915
Processos de admissão de educandos no Colégio dos Órfãos, incluindo os requerimentos pedindo a admissão e outros documentos necessários à instrução dos processos (certidões de nascimento dos menores, certidões de óbito dos pais, atestados das Juntas de Freguesia a comprovar as condições económicas do candidato, certificados de vacinas, etc.).
Série, 1801 – 1807
Receitas e despesas do Colégio dos Órfãos, com os exames e aprovação das contas pela Câmara e pelo Procurador da Cidade, e relação dos órfãos existentes no referido Colégio.
Série, 1965/01/05 – 1971/01/07
Cópia da correspondência expedida pelo Internato Municipal Condessa de Lumbrales, para diversos serviços municipais, entidades públicas e pessoas singulares, relativa a diversos assuntos, nomeadamente, atividade escolar; gestão de pessoal; assistência médica a alunos e funcionários; instalações; fornecimento de géneros e autorização de despesas; mapas do pessoal com direito a voto. Inclui alguns documentos com datas anteriores (1942 a 1964).
Série, 1936/01/02 – 1970/10/30
Correspondência recebida pelo Internato Municipal Condessa de Lumbrales, de diversos serviços municipais, entidades públicas e pessoas singulares, relativa a diversos assuntos, nomeadamente: atividade escolar; gestão de pessoal; assistência médica a alunos e funcionários; instalações; fornecimento e racionamento de géneros; autorização de despesas; impostos. Inclui documentos impressos, tais como: recortes de jornais; editais, etc. A correspondência recebida, entre 1942 e 1947, é relativa às secções masculina e feminina do Internato. Falta a correspondência relativa aos anos: 1945, 1946, 1950, 1951, 1952 e 1953.
Série, 1894 – 1911
Guias de entrada de educandos no Asilo-escola de Artes e Ofícios (a partir de Fev. de 1898, denominado "Asilo-Escola D. Maria Amélia"), com indicação do nome, filiação, naturalidade, sinais identificativos do educando, menção da deliberação camarária que lhe autorizou a entrada na instituição e outras observações.
Série, 1855 – [1860]
Matrícula dos alunos da Escola Popular de Canto (instituída no edifício dos Paços do Concelho em 17 de Junho de 1855 e dirigida por Jacopo Carli), com indicação do nº de matrícula, nome, idade, naturalidade, morada e filiação dos alunos, e observações. Contém também, nas f.[3-5], a ata da instalação da Escola Popular de Canto, datada de 17 de Junho de 1855.
Série, 1863 – 1863
Matrícula dos alunos do Curso Popular do Instituto Musical, com indicação do nº de matrícula, nome, idade, profissão, filiação paterna e morada dos mesmos. O livro com a cota A-PUB/6491 contém também (solto) um ofício assinado por Carlos Dubini solicitando que a matrícula dos alunos de cada corpo seja feita em folhas separadas.
Série, 1925 – 1932
Processos de admissão de educandos no Internato Municipal e no Colégio dos Órfãos, incluindo os requerimentos pedindo a admissão e outros documentos necessários à instrução dos processos (certidões de nascimento dos menores, certidões de óbito dos pais, atestados das Juntas de Freguesia a comprovar as condições económicas do candidato, certificados de vacinas, etc.).
Série, 1925/12/30 – 1968/04/03
Registo de entrada das menores admitidas no Internato Municipal Condessa de Lumbrales. No registo individual, constam o nome, a filiação, a data e local de nascimento. Inclui informação relativa às disciplinas frequentadas, aproveitamento escolar, prémios recebidos e data de saída da instituição.
Subsérie, 1918/08/01 – 1923/11/13
Requerimentos solicitando a isenção do pagamento de propinas por falta de recursos financeiros.