Série, 1940 – 1942
Correspondência, estudos, relatórios, plantas, fotografias, enviados pelo Gabinete de Estudo do Plano Geral de Urbanização para o gabinete do arquiteto Giovanni Muzio, em Itália, e recebidos do mesmo arquiteto, sobre o trabalho de elaboração de um plano geral de urbanização da cidade do Porto.
Série, 1864 – 1864
Correspondência recebida dos párocos das várias freguesias da cidade do Porto, com as respostas a esclarecimentos pedidos pela Comissão Comarcã (nomeadamente: n.º de habitantes e de famílias, ruas existentes na freguesia, sugestões de mudanças na divisão paroquial).
Série, [1939] – [1939]
Estudos do arquiteto italiano Marcello Piacentini, como consultor para a elaboração de um plano geral de urbanização da cidade do Porto.
Série, 1799 – 1800
Cópias dos forais dados por D. Manuel I à cidade do Porto, a Vila Nova de Gaia, Penafiel e Maia, Gondomar, Refojos e Matosinhos.
Série, 1807 – 1808
Registo dos moradores nas zonas pertencentes às 14 Companhias de Ordenanças da cidade, com indicação das profissões, idades, número e nomes dos filhos, para efeito de alistamento e aboletamento de soldados e oficiais; mapas de soldados que deram baixa.
Série, 1782 – 1782
Assentos dos nomes e moradas de moradores da cidade que manifestaram gado e número de cabeças manifestadas, indicando, por vezes, o nome da quinta em que moravam.
Série, 1909 – 1928
Postais ilustrados dirigidos a Herbert Richardson, de Manchester, por A.M., a trabalhar no Porto, a maior parte dos quais com imagens da cidade e alguns comentários sobre as mesmas. Numa das missivas, A.M. refere que o seu escritório está situado em frente ao monumento ao Infante D. Henrique. Inclui ainda dois postais endereçados a Mrs. Richardson, com imagens da Ilha da Madeira.
Série, (Cerca de) 1940/03/04 – 1943/04/17
Levantamento relativo a 49 ilhas da cidade consideradas insalubres, com registo do número de processo de vistoria correspondente, da localização da ilha, número total de casas, número de casas a eliminar e a beneficiar, breve descrição das obras realizadas, data da vistoria prévia, data da conclusão das obras e fotografias antes e/ou depois das obras.
Série, [1946] – [1946]
Resumo da descrição na Conservatória Predial das propriedades situadas nos concelhos de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, com indicação das transmissões efetuadas nas décadas de 20 e 30 do século XX.
Série, [1942] – [1942]
Relação dos notários do Porto, Matosinhos, Maia Gondomar e Vila Nova de Gaia com indicação do número do respetivo cartório.
Subsérie, 1941/05 – 1966/12
Correspondência, processos de autorização de despesas e alguns desenhos relativos a obras, reparações e beneficiações necessárias em vários coretos da cidade do Porto. Inclui um processo sobre o desenvolvimento de uma tomada elétrica de exterior para os jardins da Avenida dos Aliados, pelo engenheiro Manuel de Bacelar.
Série, 1780 – 1825
Requerimentos para dispensa de recrutas e para nomeação de oficiais das Ordenanças, atestados médicos, certificados (de estudo, emprego, baptismo, ausência do país, etc.), justificações cíveis e outros documentos referentes a recrutas e oficiais das Ordenanças.
Série, 1647 – 1832
Termos de eleição, juramento, desistência e reforma de oficiais das Companhias de Ordenanças da cidade e seu termo e outros documentos relacionados com as referidas eleições; registo de cartas patentes e de nomeações de oficiais das Ordenanças.
Série, (Antes de) [1821] – 1950
Projetos para abertura ou alinhamento de artérias da cidade, para edifícios, jardins, passeios, equipamento, mobiliário urbano, etc. Inclui desenhos do séc. XIX que estavam anteriormente encadernados nos “Livros de plantas”, documentação sobre expropriações, requerimentos relacionados com questões de urbanismo, etc. Esta série reuniu projetos não aprovados, projetos aprovados mas prejudicados por outros posteriores, projetos não executados, e outra documentação que não era necessária para atualizar a cartografia urbana.
Série, (Cerca de) [1940] – 1957
Processos constituídos por estudos técnicos do Gabinete de Estudos do Plano Geral de Urbanização (a partir do final da década de 1940 designado por Gabinete de Urbanização) sobre: grandes vias de acesso e penetração na cidade e grandes vias de circulação, planos parciais de urbanização, alinhamento de ruas, trânsito e estacionamento automóvel, localização de núcleos de habitação social e estabelecimentos de ensino, arranjo de espaços públicos, loteamento de terrenos, desenho de jardins e mobiliário urbano. Na quase totalidade, estes estudos não deram origem a projetos realizados. Contém também algumas informações e pareceres do Gabinete a projetos de outros serviços.
Série, [186?] – 1977
Subsérie, 1954/01 – 1967/06
Correspondência, processos de autorização de despesa e alguns desenhos relativos a obras, reparações e beneficiações necessárias em vários jardins da cidade do Porto e respetivos lagos. Inclui o projeto de remodelação do jardim do Largo da Maternidade de Júlio Dinis, pelo arquiteto Almeida de Eça (1962).
Série, 1832/10/15 – 1845/01/26
Relação das acções judiciais de Tomás António de Araújo Lobo e contas relativas às despesas com as mesmas.
Série, 1846/10/24 – 1861/10/10
Recibos das entregas de dinheiro e géneros feitas por Tomás António de Araújo Lobo para pagamento de rendas de casas e terrenos situados no Porto e em freguesias de Vila Nova de Gaia.
Subsérie, 1935/03/20 – 1949/08/10
Documentação referente a obras, fornecimentos e reparações em vários postos fiscais, nomeadamente de São Roque da Lameira, da Boavista, da Azenha, de Campanhã, de Saraiva de Carvalho, do Pinheiro, da Ribeira, da Cantareira, da Vilarinha, da Areosa, do Castelo do Queijo, do tabuleiro inferior da Ponte Luís I, de Rebordães, do tabuleiro superior da Ponte Luís I, da Trindade, do Freixo, de Contumil, de Massarelos, dos Banhos, dos Guindais, do Molhe e vários outros postos.