Série, 2001 – 2010/02/10
Conjunto de documentos relativos à celebração de acordos e apoios financeiros com o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia. Inclui candidaturas e acordos originais de adesão à Rede Alternativa de Exibição Cinematográfica, assim como documentos justificativos do financiamento, contratos, atas e correspondência. Inclui também os documentos relacionados com o pedido de apoio ao ICAM para a remodelação da sala de cinema na sede do Cineclube do Porto - Sala Aurélio da Paz dos Reis - com o projeto de arquitetura de João Paulo Peixoto.
Série, 1958 – 1963
Compilação de argumentos de filmes (curtas-metragens) em folhas datilografadas, alguns com esquemas e planificações desenhadas. Terão sido apresentados à S.C.A. [Secção de Cinema de Amadores] no âmbito de um concurso. Alguns dos argumentos estão anotados à mão, com críticas. Nomeadamente, Férias Amor e Paz de David Lean (pseudónimo de Duarte Luís Pignatelli Dias d'Almeida); 3 adaptações do poema de José Régio intitulado Amén – uma em 1963, por Sempre Em Frente, outra em 1958 sem autor e a terceira por Quotiliquê; O Filho, adaptação do conto de Fialho de Almeida por Experimental Filmes (1958); O Paraíso Perdido de João Beltrão, pseudónimo de Ramiro de Castro, acompanhado de carta de agradecimento pelo prémio e a sua assinatura. Inclui ainda, o argumento de A Rapariga, a Poça de Água e a Morte, por Prometeu.
Série, 1951 – 2007
Argumentos para a produção cinematográfica dos filmes: Eterno Retorno, Sacrifício no Castelo, Amor Maldito, História de Vampiros, Os olhos são o espelho da alma, Videosteria, 'Exit - a confissão de John Haig, O exílio - Antero de Quental em Vila do Conde, El Diablo Arrependido, Violentor, Vaccus, Lulu plays, Acidente laboral, Vento ferido, Fuga eterna,'O crepúsculo, Porto '98, Madagáscar e Antes a Sorte que tal Morte. Alguns dos argumentos foram deferidos pela Federação Portuguesa de Cinema e Audivisuais.
Série, 1996 – 1997
Correspondência com a divulgação das iniciativas promovidas pelo Museu de Arte Cinematográfica do Porto, nomeadamente a exposição do Auto da Floripes com a Cinemateca, o projeto Para um museu vivo da escola primária da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, pedidos de doação de espólios, programas e prospetos.
Série, 1999/11/16 – 2009/04/27
Cópias dos autos de vistoria efetuados pela Câmara Municipal do Porto ao prédio da rua do Rosário, sede do Cineclube. Estes autos identificam as patologias existentes no prédio e notificam proprietários e inquilinos. Inclui a cópia do projeto de construção de uma sala de cinema, encomendado ao arquiteto João Paulo Peixoto.
Série, [1930] – [1960]
Conjunto de 22 documentos de divulgação de filmes, nomeadamente, Desde que Tu Partiste, A Vida do Soldado, Camponeses, entre outros não identificados. Inclui também cenas de películas não identificadas, protagonizadas por vários atores: Mary Martin, Adriano Rimoldi, Fernando Gomez, Sara Montiel, Manolo Morán, Raul Cancio, Maria Luísa Moneró, Manuel Arbó, Antoñita Colomé, Paco Melgares, José Jaspe, Marta Santaolalla, Carlos Muñoz, Edward Herrmann, Colleen Moore, Jennifer Jones, Maria Montez, etc.
Série, 1947/11 – 1948/01
Boletins do Círculo de Cinema, em Lisboa. Números 1, 2 e 3.
Série, 1956/01 – 1957/01
Boletins informativos da Embaixada do Brasil em Lisboa sobre a atividade cultural brasileira.
Série, 1958/03/15 – 1965/02/??
Boletins cinéfilos da Unitalia film, em espanhol, contendo informações sobre filmes, realizadores, produtores e atores, maioritariamente italianos.
Série, 1986 – 1997
Boletins informativos do Cineclube de Fafe, recebidos pelo Cineclube do Porto. Inclui um índice detalhado datilografado dos programas até 1992.
Série, 2002 – 2010
Vários números do boletim informativo do Cineclube de Viseu: "Argumento".
Série, 1994/11 – 1999
Conjunto de processos de candidaturas a apoio para a produção cinematográfica à Federação Portuguesa de Cineclubes e Audiovisuais. Processos incluem fichas de candidatura, guião, orçamento e sinopse, mas nem todos estão completos. Alguns estão encadernados. Candidaturas dos filmes Vitali Dostsenko de Paulo Castro (1994); Sombras de Rolando Soares (1995), Amor Maldito de Mário Augusto (1995), A Cor da Terra de Paulo Rodrigues Silva (1996), Osmose de José Alberto Pinto (1996); À Espera - Teorema em 5 movimentos de Pedro Guedes (1996), Ápis de Pedro Pena (1996); Morte Lenta de um Rio, de Jorge Ramalheira Pereira (1995), Volte-face de Luís Miranda (1998), Sem Título de José Pinheiro e Pedro Ferreira (1998), Limpa-vidros de Rui Carreira (1998), Os Mass Media e os jovens: influências e efeitos (1996), Um dia p’ra cá do Marão de Cineclube de Vila Real (1997), Esculpir no Tempo de José Pedro Cortes e Pedro Leitão (1999), Terras de Ofiusa de António Arrepia Fonseca (1998), O Diário de um Louco (autor não identificado).
Série, 1994 – 1996
Processos de candidatura à Federação Portuguesa de Cinema e Audiovisuais para financiamento de produções cinematográficas. Estes processos incluem argumentos, sinopses, storyboards, orçamentos e notas biográficas dos realizadores. Nomeadamente, Cafeína de Carlos Rocha Morais; Em Direto de Adriana Rocha e Rui Louro Mendes; Metamorfose (animação) de Alberto Lírio; Os Argonautas de Pedro Pena; Aparições de José Miguel Moreira; A Peregrinação de Eduardo Jaime Torres Ribeiro; Osmose de José Alberto Pinto; Exit: A minha confissão de Miguel Oliveira; À Espera Teorema em 5 movimentos de Pedro Guedes; Regresso Ao Paraíso de Miguel Oliveira; A Lembrança e o Desejo; Flores de Luís Costa; No Pasaran de Mário Augusto; Retina de Marco Carvalho Araújo Fernandes; Triângulo em Ofir de Marco Fernandes; Douro Ameaçado de Adriana Rocha; Em Direto de Adriana Rocha e Roui Louro Mendes; História de Vampiros de Pedro Gil de Vasconcelos; Exit a Confissão de John Haig de Miguel Oliveira; O Exílio Antero de Quental em Vila do Conde de Pedro Pena; El Diablo Arrependido de Mário Calixto; Sacrifício no Castelo de Paulo Castro; Videosteria de Pera Macias; Os Olhos São o Espelho da Alma de Jaime Ribeiro; Amor Maldito de Mário Augusto; Eterno Retorno de Agostinho Silva e Rolando Soares; e Não Basta Ser Cruel de Marco Martins e João Braz.
Série, [194?] – [199?]
Conjunto de carimbos do Cineclube do Porto. Nomeadamente, com as seguintes inscrições: CPC-CCP; INFANTIL; Cincelube do Porto - Bibloteca; Secção de Produção de Cinema e Vídeo; Reg. n.º / Recebido / Respondido; Publicações Enviadas pelo Editor e uma assinatura (não identificada).
Série, [1948] – [1988]
Conjunto de 18 cartazes promocionais de filmes nacionais e estrangeiros, impressos em cartão rígido e com fotografias coladas (ou, entretanto, retiradas). Quase todos com ilhós metálicos em cada canto. - Mudar de Vida, realizado por Paulo Rocha, em 1966 (com carimbo de 1967.04.17); - Casamento de Padre, realizado por Marco Vicario, em 1970; - O Charme Discreto da Burguesia, realizado por Luis Buñuel, em 1972 (com selo branco da Inspeção dos Espetéculos); - A Vingança dos Manetas de Ferro, realizado por Chang Chen, em 1978 (3 exemplares iguais mas com fotografias diferentes coladas); - Amor e Ginástica, realizado por Luigi Filippo D'Amico, em 1973 (2 exemplares iguais mas com fotografias diferentes coladas); - A Revolução de 1870, realizado por Alfredo Giannetti, em 1972 (2 exemplares iguais mas com fotografias diferentes coladas). - Heidi na Montanha, realizado por Isao Takahata, em 1974; - Bárbara, realizado por Alfredo Tropa, em 1980; - Brigada Criminal, realizado por Philippe Labro, em 1983; - Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, realizado por Hector Babenco, em 1977; - A Vingança do Guerreiro, realizado por Larry Ludman, em 1988; - McQuade, O Lobo Solitário, realizado por Steve Carver, em 1983; - A Terra Treme, realizado por Luchino Visconti, em 1948; - Acto da Primavera, realizado por Manoel de Oliveira, em 1963.
Série, [194?] – [194?]
Cartazes coloridos com cenas do filme Mister Dynamit e de um filme do faroeste.
Série, [1988] – [1996]
Conjunto de 37 cartazes promocionais de filmes nacionais e estrangeiros, impressos a cores em placas de acrílico fino e com fotografias coladas. Quase todos com marcas de fita cola e/ou perfurados nos cantos. - O Grito da Montanha, realizado por Werner Herzog, em 1991; - A Vida é um Longo Rio Tranquilo, realizado por Etienne Chatiliez, em 1988; - A Caminho de Idaho, realizado por Gus Van Sant, em 1991; - Balas Sobre a Broadway, realizado por Woody Allen, em 1994; - Poderosa Afrodite, realizado por Woddy Allen, em 1995; - Kika, realizado por Pedro Almodóvar, em 1993; - Como Água para Chocolate, realizado por Alfonso Arau, em 1992; - Paixão e Loucura, realizado por Stephen Gyllenhaal, em 1992; - Cinema Paraíso, realizado por Giuseppe Tornatore, em 1988; - Urga - O Espaço Sem Fim, realizado por Nikita Mikhalkov, em 1991; - Fumo Azul, realizado por Wayne Wang e Paul Auster, em 1995; - Amor e Dedinhos de Pé, realizado por Luís Filipe Rocha, em 1992 (2 exemplares). - Miúdos, realizado por Larry Clark, em 1995 (6 exemplares); - Fumo, realizado por Wayne Wang, em 1995 (6 exemplares); - Arizona, realizado por Emir Kusturica, em 1993 (5 exemplares); - Pequenos Crimes Entre Amigos, realizado por Danny Boyle, em 1994 (7 exemplares).
Série, 1954/02 – 1954/02
Conjunto de catálogos e programas do 1.º Festival Internacional de Cinema do Brasil, que decorreu em São Paulo, em Fevereiro de 1954. Um caderno com o título O Cinema no Uruguay, realizações de Enrico Gras, outro em francês: Premire Festival International de Cinéma du Brésil, da Unifrance Film, outros ainda: Os Grandes Momentos do Cinema, Retrospetiva do Cinema Brasileiro e Homenagem a Erich Von Stroheim.
Série, 1997 – 1999
Catálogos gerais do AVANCA Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, organizado pelo Cineclube de Avanca, Estarreja.
Série, 1981 – 1992
Catálogos e programas gerais do FANTASPORTO - Festival Internacional de Cinema Fantástico - da 2.ª à 8.ª edição (1982 a 1988) e a 11.ª e 12.ª edições (1991 e 1992). Inclui programa do 2.º Festival Fantasporto do Cinema Não-Profissional (1983), em que Henrique Alves Costa fez parte do júri do concurso. Inclui programa da primeira edição, em 1981 - um folheto A5 a preto e branco.