Produtor, 2000
Por proposta da Câmara do Porto, a Assembleia Municipal criou, em 20 de março de 2000, uma empresa municipal destinada à manutenção de equipamentos e infraestruturas da autarquia, que se constituiu por escritura pública em 19 de julho desse ano, sob o nome Manutenção de Equipamentos e Infraestruturas da Câmara Municipal do Porto, EM.
Em 1 de abril de 2003, o executivo camarário submeteu à apreciação da Assembleia Municipal a modificação do pacto social da empresa, alterando-se a sua denominação social para Empresa Municipal de Habitação e Manutenção da Câmara Municipal do Porto, EM. Esta proposta foi aprovada pela Assembleia Municipal em 8 de abril.
Em 2006, considerou-se oportuno dar uma nova designação a esta empresa que permitisse uma identificação mais fácil, passando a denominar-se CMPH – DomusSocial – Empresa de Habitação e Manutenção do Município do Porto, EM, e abreviadamente DomusSocial, EM.
Atualmente é uma empresa local, regida pela Lei n.º 50/2012, de 31 de agosto, que aprovou o regime jurídico da atividade empresarial local e das participações locais, tendo como sócio único e exclusivo o Município do Porto.
A DomusSocial tem a sua sede na Rua Monte dos Burgos, n.º 12, na cidade do Porto.