Produtor, (Cerca de) [1929] – [193?]
Adelino Platão Mendes Bastos nasceu a 13 de setembro de 1905 em Lisboa. Era o filho mais velho de Adelino da Silva Bastos e Laura Mendes Bastos. Fez a instrução primária em Lisboa e em 1914, com nove anos, mudou-se para Aveiro onde viveu até aos 19 anos. Aí concluiu o Curso Complementar de Ciências. A partir de 1924, passou a residir no Porto onde se matriculou na Faculdade de Ciências.
Em 1926, com 21 anos, viu-se obrigado a abandonar os estudos, começando a trabalhar como desenhador para O Comércio do Porto. No mesmo ano inicia-se como repórter fotográfico nesse jornal. No ano seguinte entra ao serviço do jornal O Primeiro de Janeiro, onde trabalhará durante mais de 50 anos.
Foi autor ou co-autor de algumas publicações sendo de salientar a publicação de um manual de fotografia dirigido aos fotógrafos amadores.
Colaborou em vários jornais e revistas portuguesas e estrangeiras e fez fotografia publicitária.
Ao longo da sua vida, participou como fotógrafo e como pintor em várias exposições e salões de fotografia.
Fez parte de uma das direções da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto e foi membro fundador da Associação Fotográfica do Porto.
Platão Mendes faleceu a 1 de Março de 1987 com 81 anos tendo sido sepultado no Cemitério dos Prazeres (Lisboa) em jazigo de família.