Série, 1928/06/30 – 1967/07/31
Conta corrente relativa à venda de trabalhos executados na oficina de Lavores. Inclui registo da receita, despesa e lucro obtido anualmente. Entre 1935 e 1942, os trabalhos e respetivos preços estão discriminados.
Série, 1943/07/31 – 1968/08/09
Conta corrente relativa aos lucros recebidos pelas educandas. De acordo com o Regulamento do Internato, no fim de cada ano letivo, o lucro líquido da venda de trabalhos, executados na oficina de Lavores, era distribuído pelas alunas. As importâncias obtidas constituíam um pecúlio que lhes seria entregue quando terminassem o internato. No registo individual, constam o nome, o lucro obtido anualmente, a importância total recebida, data e assinatura da aluna.
Série, 1951 – 1968/08/09
Conta corrente relativa ao depósito dos valores dos prémios recebidos pelas educandas do Internato Municipal Condessa de Lumbrales. De acordo com o Regulamento, no fim do ano letivo realizava-se uma festa para distribuição de prémios às alunas. Para além dos prémios atribuídos pela Câmara Municipal, para melhor classificação em Culinária, Lavores, Costura, Comportamento, etc., as alunas eram contempladas com prémios instituídos por particulares ou entidades públicas. Entre 1951 e 1968, foram atribuídos os seguintes prémios: Anónimo Caritativo, António Gonçalves Pereira, Dr. Bento Carqueja, António Emílio de Magalhães, Dr. Frazão Nazareth, Eng. José Albino Machado Vaz, Comendador António Joaquim de Morais, Sampaio Bruno, Xavier da Mota, António Bernardino Alves Costa, Ateneu Comercial, Fenianos Fundadores e O Comércio do Porto. No registo individual, constam: o nome da aluna; número de depositante da Caixa Geral de Depósitos; datas, discriminação dos prémios e respetivos valores. Inclui registo da entrega, à aluna ou tutor, da caderneta ou do valor depositado. O segundo caderno contém quatro recibos assinados.
Série, 1904/01/02 – 1943/01/28
Cópias do contrato de arrendamento do edifício do Internato Municipal, na Rua da Torrinha, e contratos de arrendamento da casa destinada ao Diretor da instituição.
Série, 1942/08/05 – 1968/04/03
Guias de entrada de educandas no Internato Municipal Condessa de Lumbrales, com indicação do nº da guia e nº de ordem; data do despacho do Presidente da Câmara; nome da menor, filiação, data e local de nascimento; nome e morada do fiador.
Série, 1946/01 – 1959/12
Registo da despesa por capítulos, artigos e alíneas, com a identificação e descrição das verbas inscritas no orçamento anual do Município do Porto. Inclui as datas da despesa, sua especificação, importâncias para despender e despendida.
Série, [1949] – 1964/04/21
Recibos referentes a valores entregues, pela diretora, às educandas do Internato Municipal Condessa de Lumbrales, nomeadamente: cadernetas bancárias; valores de prémios em numerário; objetos guardados no cofre; documentos. De acordo com o Regulamento, as alunas terminavam o internato quando completavam 16 anos de idade. Na data de saída, a diretora entregava à aluna, mediante assinatura de recibo, o pecúlio (constituído pelo dinheiro dos prémios e da venda de trabalhos executados na oficina de Lavores) e o enxoval (um corte de fazenda e um par de sapatos).
Série, 1928 – 1961
Registo das educandas, para efeito da distribuição dos lucros líquidos da venda dos trabalhos executados na oficina de Lavores. As alunas eram distribuídas em três categorias, de acordo com o grau de aprendizagem e a complexidade dos trabalhos realizados. No registo constam: o ano letivo; o nome e número das alunas de cada categoria; lucro total; percentagem atribuída a cada categoria; importância a entregar a cada aluna.
Série, 1960/04/14 – 1968/08/01
Registo da correspondência recebida no Internato Municipal Condessa de Lumbrales, com a indicação do nº de ordem, data de entrada, especificação do tipo de documento, signatário, assunto e destino.
Série, 1948/08/21 – 1966/05/10
Atas das reuniões do Conselho Diretivo do Internato Municipal Condessa de Lumbrales. O Presidente da Câmara Municipal do Porto presidia às reuniões, nas quais estavam presentes o Diretor dos Serviços Centrais e Culturais e o Diretor dos Serviços de Finanças. O conselho deliberava sobre todos os assuntos relativos à administração e funcionamento do internato, nomeadamente, admissão e saída de educandas, programa educativo, gestão de pessoal, adjudicação de fornecimentos e autorização de despesas.
Série, 1948/01/02 – 1949/10/28
Atas das reuniões do Conselho Educativo do Internato Municipal Condessa de Lumbrales. Para além dos assuntos relativos ao funcionamento da instituição (plano educativo, horários, pessoal, instalações), o Conselho Educativo informava sobre os processos de admissão e saída de educandas, que seriam posteriormente submetidos à deliberação do Conselho Diretivo.
Série, 1962/01/31 – 1962/08/31
Atas dos balanços do fundo permanente, concedido ao Internato Municipal Condessa de Lumbrales, para despesas correntes. De acordo com a Ordem de Serviço 145/57, os funcionários responsáveis por dinheiros e senhas estavam sujeitos a balanço, uma vez em cada mês e em data aleatória. O balanço compreendia as operações de receita e despesa desse mesmo dia e o resultado era descrito num livro de atas, em termo assinado.
Série, 1962/01/02 – 1968/09/10
Livro de conta corrente do fundo permanente, atribuído ao Internato Municipal Condessa de Lumbrales. Entre 1961 e 1968, o Internato dispunha de uma verba de 5000$00 mensais, para pequenas despesas diárias, compra de produtos frescos, pagamentos ao capelão e à lavadeira, transportes, etc.
Série, 1965/01/05 – 1971/01/07
Cópia da correspondência expedida pelo Internato Municipal Condessa de Lumbrales, para diversos serviços municipais, entidades públicas e pessoas singulares, relativa a diversos assuntos, nomeadamente, atividade escolar; gestão de pessoal; assistência médica a alunos e funcionários; instalações; fornecimento de géneros e autorização de despesas; mapas do pessoal com direito a voto. Inclui alguns documentos com datas anteriores (1942 a 1964).
Série, 1936/01/02 – 1970/10/30
Correspondência recebida pelo Internato Municipal Condessa de Lumbrales, de diversos serviços municipais, entidades públicas e pessoas singulares, relativa a diversos assuntos, nomeadamente: atividade escolar; gestão de pessoal; assistência médica a alunos e funcionários; instalações; fornecimento e racionamento de géneros; autorização de despesas; impostos. Inclui documentos impressos, tais como: recortes de jornais; editais, etc. A correspondência recebida, entre 1942 e 1947, é relativa às secções masculina e feminina do Internato. Falta a correspondência relativa aos anos: 1945, 1946, 1950, 1951, 1952 e 1953.
Série, 1945/04/15 – 1970/05/20
Cópias dos inventários dos bens móveis, imóveis e semoventes do Internato Municipal Condessa de Lumbrales, relativos aos anos de 1944, 1959, 1961, 1963, 1967 e 1969. Inclui mapas descritivos e resumos, por valores.
Série, 1915/11/01 – 1942/07/17
Inventário geral da biblioteca da escola primária masculina n.º 61, freguesia de Santo Ildefonso. Entre Maio e Julho de 1942, o livro foi reaproveitado para registo de empréstimo de livros da biblioteca da secção feminina do Internato Municipal.
Série, 1941/06/03 – 1955/05/18
Correspondência expedida pelo centro n.º 80 da Mocidade Portuguesa Feminina, em funcionamento no Internato Municipal Condessa de Lumbrales, sobre: movimento de filiadas; horários das atividades e nomes das instrutoras; execução de trabalhos para a Semana da Mãe; participação no Salão de Educação Estética; assinatura de publicações.
Série, 1941/04/30 – 1965/12/30
Correspondência recebida pelo centro n.º 80 da Mocidade Portuguesa Feminina, em funcionamento no Internato Municipal Condessa de Lumbrales, sobre diversos assuntos, nomeadamente: movimento de filiadas; horários das atividades e folhas de formação; oferta de publicações e assinatura de revistas; iniciativas culturais e religiosas associadas a datas comemorativas; colónias de férias. Inclui circulares recebidas do Comissariado Nacional.
Série, 1945/01 – 1970/11
Processos de despesas, legalmente autorizadas, com pessoal e aquisição de bens e serviços. Os processos são constituídos por uma relação de faturas, remetidas, mensalmente, à Repartição de Contabilidade, para conferência e liquidação (Modelo C.M.P.31-C). Neste modelo, consta a classificação orçamental de cada despesa, nome do fornecedor e importância da fatura. A esta relação estão associados comprovativos, nomeadamente, faturas e recibos. Alguns processos incluem propostas de autorização de despesa.