Produtor, 1865/05/21 – 1924/05/26
Hippolyte-Jean-Baptiste de Baère nasceu a 3 de Novembro de 1844 em Bruxelas. Era filho de Pierre-Jehan de Baère e de Sophie-Justine Obyn de Werbrouck.
Formou-se em Engenharia na sua cidade natal.
Trabalhou em Lyon, Gant e Paris. Em Portugal integrou a equipa de engenheiros responsáveis pela construção do caminho-de-ferro da Beira Alta. Fixou residência no nosso país com a sua esposa Jacqueline-Jenny Mouillera e os seus dois filhos mais velhos.
Foi incumbido pela Câmara Municipal do Porto de proceder aos estudos do projecto do ramal do Caminho-de-Ferro para a Estação Central do Porto que apresentou em 1887.
Em 1893, Hippolyte de Baère deslocou-se ao Brasil para a construção de uma via-férrea em Lindóia. Nesse país contraiu a febre-amarela, doença que o deixou incapacitado para o resto da vida.
Regressou a Portugal. Recebeu a mercê honorífica de Cavaleiro da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (31 de Março de 1890).
Hippolyte de Baère faleceu em 1924 na sua residência em Matosinhos, encontrando-se sepultado no jazigo de família do cemitério de Agramonte no Porto.