Registo de testamentos da Administração do Bairro de Santa Catarina

Série, 1839 – 1868

PT-CMP-AM/PUB/ABSC/5


Testamentos cerrados apresentados e registados na Administração do Julgado de Santa Catarina, entre 1838 e 1842 e, posteriormente, na Administração do Bairro de Santa Catarina. Nestes registos são transcritos os testamentos dos falecidos e confirmada a legalidade dos mesmos.

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  • Descrição
    • Identificador 7175
    • Código parcial 5
    • Arquivo
    • Produtor
    • Tipologia informacional
    • História administrativa

      Entre 1835 e 1838, o registo dos testamentos foi assumido pela Administração do Concelho do Porto. Com a sua extinção, este registo passou a ser elaborado pelas administrações de julgados criadas na cidade do Porto, entre as quais a Administração do Julgado de Santa Catarina, entre 1838 e 1842. Neste ano, esta entidade passou a designar-se Administração do Bairro de Santa Catarina, funcionando até 1868.

    • História arquivística

      Em vereação de 11 de julho de 1840 a Câmara Municipal do Porto decidiu pedir às administrações de julgados a entrega dos livros findos de registo de testamentos (fonte: A-PUB/110, f. 69). No seguimento desse pedido, o primeiro livro de Registo de testamentos do Julgado de Santa Catarina foi incorporado no arquivo da Câmara, integrado na série Registo geral de testamentos e renumerado na sequência dos anteriores, com o n.º 64. Por esta razão, a série de Registo de testamentos da Administração do Bairro de Santa Catarina tem início com o livro n.º 2.

    • Dimensões

      17 livros

    • Local de consulta

      Arquivo Histórico


  • Assuntos