Documento subordinado/Ato informacional, 1991 – 1991
A atividade de Nasoni, como desenhador, estende-se também a alguns jardins do Freixo, como se pode ver na planta Topográfica da Cidade do Porto, de Geraldo Teles Ferreira. Figura n.º 108 do catálogo: «Nasoni, o autor dos riscos».
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Pormenor o interior da biblioteca, mandada construir pelo rei D. João V. Obra de João Carvalho Ferreira (mestre de obras), António Ribeiro Simões (pintor), Vicente Nunes (dourador), Manuel da Silva (pintor e dourador) e Francesco Gualdini (entalhador). Figura n.º 59 do catálogo: «O Portugal setecentista».
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Fachada principal da Casa do Cabido do Porto, ao lado da Catedral, voltada para o Terreiro da Sé. Obra atribuída a João Pereira dos Santos. Figura n.º 80 do catálogo: «A sede vacante e as tranformações na Sé do Porto».
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Vista da cidade do Porto, tirada do Cais de Gaia, segundo uma pintura do século XVIII. Destacando-se a Igreja da Sé; o antigo Paço Episcopal; os Conventos de S. Francisco, São Domingos e de São Bento da Vitória; a Muralha Fernandina, e a Praia de Miragaia. Na primeira metade do século XVIII o Porto mantinha-se ainda, em grande parte encerrado nas suas muralhas medievais. Figura n.º 68 do catálogo: «O Porto que Nicolau Nasoni veio encontrar».
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Pormenor de uma pintura de Giovanni Battista Pachini, representando a Autoridade (1737), existente na sala capitular da Casa do Cabbido, no Porto. Figura n.º 65 do catálogo: «A influência de Itália na arte portuguesa».
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Vista parcial do alpendre azulejado, tradicionalmente atribuído a Nasoni, mas em realidade executado por António Pereira. Figura n.º 83 do catálogo: «A sede vacante e as transformações na Sé do Porto».
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Como autor dos riscos, Nicolau Nasoni encontra-se também ligado ao altar de prata da Capela do Santíssimo sacramento da Sé do Porto, executado no século XVII, teve consecutivos melhoramentos, um dos quais foi encomendado ao artista italiano. Figura n.º 107 do catálogo: «Nasoni, o autor dos riscos».
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Como autor dos riscos, Nicolau Nasoni encontra-se também ligado ao altar de prata da Capela do Santíssimo sacramento da Sé do Porto, executado no século XVII, teve consecutivos melhoramentos, um dos quais foi encomendado ao artista italiano. Figura n.º 107 do catálogo: «Nasoni, o autor dos riscos».
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Vista geral do altar-mor em talha dourada da Igreja de S. Bento da Vitória.
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Um obradoiro do século XVII, segundo gravuras publicadas por C. A. Jombert. Títulos originais: «Architecture Moderne. Livre premier de la construction»; «Architecture Moderne. Livre second des escaliers». Figura n.º 112 do catálogo: «Do projeto à obra».
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Reprodução de um compêndio sobre a arquitetura moderna ou a arte de bem construir, em 1764, por Charles-Antoine Jombert.
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Vista geral das casas junto à capela de Nossa Senhora da Vandoma, gravura de Joaquim Cardoso Vitória Vilanova, em 1833. Figura n.º 8 do catálogo: «Aspetos biográficos de Nicolau Nasoni».
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Reprodução de uma página ilustrativa de um compêndio de arquitetura moderna, por A. Pozzo. figura n.º 116 do catálogo: «Do projeto à obra».
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Reprodução de uma página ilustrativa de um compêndio de arquitetura moderna.
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Vários aspetos da exposição de dicada a Nicolau Nasoni, no âmbito do 300.º aniversário do seu nascimento, organizada pelo Arquivo Histórico Municipal do Porto, na Casa do Infante, em 1991.
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Assento de batismo de Nicolau Nasoni no Livro de batismos da igreja paroquial de San Giovanni Battista. Figura n.º 2 do catálogo: «Aspetos Biográficos de Nicolau Nasoni».
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Pormenor de duas assinaturas de Nasoni em anos diferentes. Figura n.º 5 do catálogo: «Aspetos biográficos de Nicolau Nasoni».
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Escultura em bronze de Giovani Battista Foggini, representando o batismo de Cristo por São João Batista, 1723. Pertence à Galeria palatina em Florença. Figura n.º 15 do catálogo: «Os séculos XVII e XVIII na Toscana».
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Retrato a óleo de D. Nicolau de Almeida. Ao bispo se deve o financiamento da construção da paroquial de São Nicolau. Figura n.º 74b do catálogo: «Os Mecenas ou encomendadores de obras da cidade».
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A tradística italiana irá influenciar os arquitetos e mestres pedreiros portugueses, a partir do século XVI. Entre as obras mais difundidas contam-se com a de S. Serlico, G. Vignola, A. Palladio e A. Pozzo. Figura n.º 60a do catálogo: «A influência de Itália na arte portuguesa».