Documento/Processo, 1933 – 1933
PT-CMP-AM/PRI/GBB/3789-4286-4218/F.NP:2.GBB:1:12.13
Pormenor da torre do relógio da Catedral de Santiago de Compostela.
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Referência antiga: Grupo G161 [Concelhos].
A catedral de Santiago de Compostela situa-se na zona mais ocidental da cidade antiga, rodeada por quatro praças: Praça do Obradoiro, Praça da Acibecharia, Praça das Pratarias e Praça da Quintana.
A catedral é uma mistura de estilos; predominantemente românico, mas ao longo dos tempos foram adicionados elementos góticos, renascentistas e barrocos. E o resultado dessa mistura, são os ricos e ostentativos detalhes das fachadas, com as duas maiores torres do conjunto, barrocas, constatando com a construção sóbria do edifício, marcado por arcos, paredes maciças e poucas janelas. O estilo românico da catedral é fruto duma campanha cultural empreendida com o objetivo de educar os fiéis e dar monumentalidade às relíquias dos santos, assim como a seus templos. Pretendia-se passar a mensagem de que somente quem vivesse de acordo com os preceitos da Igreja chegaria ao Paraíso.
A Torre do Relógio, também chamada da Trindade ou, "a Berenguela". Segundo a tradição a sua construção foi iniciada em 1316, sob o impulso do arcebispo Rodrigo de Padrón, como torre defensiva. Após a morte de Rodrigo, o seu sucessor Berenguel de Landória terá continuado obra. Entre 1676 e 1680 foram erguidos mais dois corpos; com a utilização de diversas estruturas, coroada em forma de pirâmide e uma lanterna como remate final. Em 1833 foi instalado na torre um relógio de quatro esferas, realizado por Andrés Antelo por encomenda do arcebispo Rafael de Vélez.
Santiago de Compostela : Espanha : claustro da catedral, com as cotas F-NP/2-GBB/1/12(14), F-P/2-GBB/7/2325; ID: 258670.
[Santiago de Compostela : Espanha : claustro da catedral], com a cota F-NP/2-GBB/1/12(15); ID: 262348.
0,035 x 0,035 m, 1 negativo em película p&b; 0,060 x 0,090 m, 1 prova fotográfica
Arquivo Histórico
F-NP/2-GBB/1/12(13)