Coimbra : claustro do Convento do Carmo

Documento/Processo, 1933 – 1933

PT-CMP-AM/PRI/GBB/3789-3812-3919/F.NP:2.GBB:1:10.3


Vista parcial do claustro e da torre sineira do Colégio e Igreja do Carmo; Lar da Ordem Terceira de São Francisco. Situado na Rua da Sofia.
Distrito de Coimbra.

  • Objectos Digitais
  • Ver em ecrã completo

    Coimbra : claustro do Convento do Carmo
  • Descrição
    • Identificador 258598
    • Código parcial F.NP:2.GBB:1:10.3
    • Arquivo
    • Notas

      Referências antigas: Grupos C862 (Coleção) e G111 [Concelhos].

      Colégio universitário carmelita. Claustro, quadrangular de dois pisos seccionados por pilares-contrafortes, lajeado de pedra, possui ao centro do pátio um tanque baixo recortado em formato de flor-de-lis, centrado por um pequena escultura de São Francisco. O Piso inferior abre-se em dezasseis arcadas de volta perfeita apoiadas em colunas jónicas. O piso superior abre em galeria assente em murete, com quarenta colunas de ordem toscana sobre pedestais paralelepipédicos, e com o brasão do bispo Arrais aposto num pilar central no lado da igreja, neste mesmo lado num plano mais elevado e recuado, surge a já referida galeria lateral da igreja voltada para o claustro. No interior do piso inferior as alas apresentam, cobertura em abóbada de berço assente em cornija, dividida em cinco tramos pelos arcos torais de cantaria sobre mísulas, incluindo os ângulos, nestes últimos possui abóbada de arestas com chaves decorativas de cantaria, alternadas de elementos vegetalista e figurativos; as paredes são revestidas por silhar de azulejos com cenas da vida do profeta Elias, de bicromia, azul-cobalto sobre fundo branco e roxo manganês, de marmoreados fingidos no rodapé, e guarnição composta por elementos arquitetónicos e concheados. Interior do piso superior com cobertura plana de madeira, pavimento lajeado de pedra, paredes percorridas por silhar de azulejo de padrão. Torre sineira, inferiormente rasgada por grandes vãos em arco de volta perfeita a ladear a serliana, com cobertura interior em abóbadas de arestas e, junto à cornija de separação, abrem-se pequenas frestas; superiormente são rasgadas nas quatro faces por ventanas em arco de volta perfeita e rematadas em cornija; a finalizar os quatro ângulos, pináculos piramidais, em cantaria, sobre pedestais paralelepipédicos, e cobertura em cúpula. Fachada lateral esquerda, adossada às dependências do antigo colégio e ao claustro, acima deste no acompanhamento da nave estende-se galeria com doze colunelos de fustes hexagonais, sobre murete. (Informação extraída do Site: Monumentos - SIPA - Sistema de Informação Para o Património Arquitetónico -).

    • Unidades de descrição relacionadas

      Coimbra : claustro do Convento do Carmo, com as cotas F-NP/2-GBB/1/10(5), F-P/2-GBB/7/1462, F-P/2-GBB/7/2261; ID: 258602.
      Coimbra : claustro do Convento do Carmo, com as cotas F-NP/2-GBB/1/10(4), F-P/2-GBB/7/2282; ID: 258600.

    • Dimensões

      0,035 x 0,035 m, 1 negativo em película p&b; 0,060 x 0,090 m, 0,080 x 0,110 m, 2 provas fotográficas

    • Local de consulta

      Arquivo Histórico

    • Cota

      F-NP/2-GBB/1/10(3)


  • Subordinados