Documento/Processo, [190?] – [190?]
Documento/Processo, [190?] – [190?]
Documento subordinado/Ato informacional, [1955] – [1958]
Pormenor do retrato a óleo de Simeão Pinto de Mesquita, Capitão-Mor, Fidalgo da Casa Real e Capitão de Cavalos na Guerra da Independência e Comandante de uma unidade de cavalaria de Trás-os-montes, na Batalha de Montes Claros, exposto na sala da Restauração de 1640. Pertence ao Dr. Simeão Pinto de Mesquita da Casa de Vila Verde.
Documento subordinado/Ato informacional, [1955] – [1958]
Vários aspetos gerais e pormenores de um canhão espanhol, ornamentado com a imagem do Senhor Salvador do Mundo (séc. XVII), exposto na sala da Restauração de 1640. Pertence ao Museu Militar de Lisboa.
Documento subordinado/Ato informacional, [1955] – [1958]
Dois aspetos da Sala da Restauração, vendo-se várias espadas, iconografia da época, um canhão, documentos manuscritos e a imagem de São Jorge (Séc. XVIII).
Documento/Processo, 1936 – 1936
Convite da Câmara Municipal do Porto para as cerimónias da Festa da Independência Nacional, a realizar no Palácio de Cristal, e programa das celebrações.
Documento/Processo, [1940] – [1940]
Efémera, com a aclamação proferida por Dom Miguel de Almeida na revolução de 1640.
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Reprodução de uma pintura, alusiva às manifestações populares da revolta de 1640, contra o poder espanhol.
Documento/Processo, [190?] – [190?]
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Mal sucedidos no Alentejo, e desejosos de vingar o saque da vila espanhola de Sobradillo pelas forças portuguesas sob o comando de Pedro Jacques de Magalhães, uma força de 3.000 homens sob o comando do duque de Ossuna, forçou a sua entrada em território português pela fronteira da Beira, tendo imposto cerco à vila de Castelo Rodrigo. O Castelo de Castelo Rodrigo encontrava-se guarnecido, na ocasião, por uma pequena guarnição de apenas 150 homens. Avisado, Pedro Jacques de Magalhães reuniu às pressas o maior número de forças portuguesas disponíveis e acorreu em defesa de Castelo Rodrigo. A batalha teve lugar a 7 de Julho de 1664, no lugar da Salgadela, freguesia da Mata de Lobos, no termo do concelho de Castelo Rodrigo (donde o nome alternativo por que é conhecida - batalha da Salgadela). Repelido o primeiro assalto, o comandante português, aproveitando o cansaço das tropas espanholas, contra-atacou, obrigando as forças espanholas à retirada.
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Representação da conspiração de 1640, num quadro de azulejos, do Palácio dos Condes de Almada, em Lisboa. A conspiração de 1640 foi planeada pelos fidalgos D. Antão de Almada, Dom Miguel de Almeida e pelo Dr. João Pinto Ribeiro, não obstante de outros nomes associados que, nesse sábado de 1 de Dezembro de 1640 acorreram ao Terreiro do Paço e mataram o secretário de Estado Miguel de Vasconcelos e aprisionaram a duquesa de Mântua, que governava então Portugal em nome de seu primo, Filipe III.
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Quadro de Veloso Salgado (1864-1945), representando a aclamação de D. João IV no Terreiro do Paço, tendo o Tejo como fundo, e os chefes da conspiração em frente do novo rei. A Restauração da monarquia deu-se em 1 de Dezembro de 1640. Pertence ao Museu Militar de Lisboa.
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Quadro a óleo da rainha D. Luísa de Gusmão, mulher do rei D. João IV.
Documento/Processo, [190?] – [190?]
Reprodução de um desenho a pena da época. António de Sousa de Macedo, primeiro barão de Mullingar, (Porto, 15 de dezembro de 1606 – Lisboa, 1 de novembro de 1682) foi um escritor e jornalista português. Cursou Direito em Coimbra e teve fulgurante carreira política. Restauracionista que era, foi secretário de D. Antão de Almada na embaixada que D. João IV enviou à Inglaterra e foi ele próprio embaixador na Holanda. É considerado o primeiro jornalista português.
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Reprodução de uma gravura retratando os reis de Portugal, D. João IV e sua mulher D. Luísa de Gusmão em frente ao Mosteiro dos Jerónimos (?)
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Fragmento de um quadro a óleo do Terreiro do Paço, com legenda: «O scenário representa um trecho do Terreiro do Paço, vendo-se ao fundo o Paço da Ribeira e à direita, no meio da praça, um chafariz. N.º1 - Mulher com cesto de fruta à cabeça, outra de mantéo e rapazinho de balona, gibão e capa. 2 - Homem de capote branco. 3 - Burgueses. 4 - Fidalgos. 5 - Clérigos. 6 - Liteira. 7 - Damas de corpete, mangas enrocadas, saias guarda-infantes e creada de mantéo. 8 - Homens preparando o peixe. 9 - Homens pesando mercadorias. 10 - Carregadores. 11 - Briga entre escravos. 12 - Cégo e moço. 13 - Negociantes. 14 - Frades Lóios (?).
Documento/Processo, [192?] – [192?]
Representação de uma batalha entre portugueses e espanhóis durante as guerras da restauração, 1640-1668.
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Reprodução de um desenho de F. Blanch de um livro espanhol, mostrando o Tratado de Lisboa, em 13 de Fevereiro de 1668, entre Afonso VI de Portugal e Carlos II de Espanha, em que este último reconhece a independência do nosso País.
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Cópia de um azulejo no Palácio dos Condes de Almada.