Documento/Processo, 1956/03/08 – 1956/03/08
Bilhete de entrada usado para o sarau anual do Orfeão Universitário do Porto, realizado no Coliseu do Porto.
Documento/Processo, [1950/02] – [1950/02]
Estudo a lápis para cartaz de Carnaval do Coliseu do Porto, por António Cruz Caldas.
Documento/Processo, 1950/02/26
Desenho original de Cruz Caldas, para cartaz, encomendado pelo Teatro Circo Coliseu do Porto
Documento/Processo, 1955/01/22
Desenho original de Cruz Caldas, para cartaz, encomendado pelo Teatro Circo Coliseu do Porto. Este desenho foi reprovado pela censura. Em 1956 com uma nova alteração foi impresso, existindo o original num pequeno cartaz (D-CTZ/ANT1(53). Em 1968 procurando o mesmo tema, mas mais ousado foi feito um cartaz (D-CTZ/ANT3(14)
Documento/Processo, 1951/10 – 1915/10
Cartaz alusivo ao Carnaval de 1951, da autoria de António Cruz Caldas, para o Teatro Circo Coliseu do Porto, impresso pela Lito. Minho-Braga.
Documento/Processo, 1956 – 1956
Estudo do cartaz com a cota D-CTZ/ANT1(53), sobre o Carnaval no Coliseu do Porto. Autoria do caricaturista e maquetista, António Cruz Caldas.
Documento/Processo, 1951/01
Desenho original de Cruz Caldas, para cartaz, encomendado pelo Teatro Circo Coliseu do Porto
Documento/Processo, 1951
Desenho original de Cruz Caldas, para cartaz, encomendado pelo Teatro Circo Coliseu do Porto
Documento/Processo, 1941 – 1941
Cortina que fecha a revista fantasia «Aleluia». Cruz Caldas usou algumas figuras do meio social portuense: De casaca e cartola azuis, Heitor de Campos Monteiro e Arnaldo Leite. De chaves e patins, Dr. Pinheiro Torres. De carro amarelo e charuto, o Empresário do Coliseu", Rocha Brito. Sentado na caixa do correio, Braga dos Correios. carriça puxada por duas sentauras, o escultor, Teixeira Lopes. O Sinaleiro, Presidente da Câmara, o Professor Mendes Correia. O do Burro, nascimento Fernandes. Com o bombo, Dr. Alfredo de Magalhães. O primeiro da bicicleta, o Jornalista Mário Figueiredo. Com a rosa ao peito, Cunha da Rosa.
Documento/Processo, [1969] – [1969]
Cruz Caldas confraternizando num restaurante com artistas de circo que actuaram no Coliseu, onde este criou a boca de cena para os espectáculos de circo.
Documento/Processo, [1969] – [1969]
Cruz Caldas no palco do Coliseu, sobressaindo o painel de boca de cena que fez para os espetáculos de circo.
Documento/Processo, 1967 – 1967
Estudo para fechar o palco do Coliseu do Porto, sempre que for necessário dar espectáculo de pista, "circo". Autoria do caricaturista e maquetistas, António Cruz Caldas.
Documento subordinado/Ato informacional, 1939/11/22 – 1939/11/22
Vista aérea da zona residencial, comercial e empresarial da Sé e de Santo Ildefonso, desde o Coliseu do Porto (em construção, Nordeste), na Rua Passos Manuel, ao Palácio Pensão (Escola Comercial Oliveira Martins a partir de 1941, n.º 29, Sul), na Rua do Sol. Identificando-se, além destes dois edifícios, o Teatro Rivoli, na Praça D. João I (em construção); o Tribunal da Relação do Porto (n.º 111-131), e a Tipografia Imprensa Portuguesa (n.º 108-113), na Rua Formosa; a Garagem Auto-Águia (n.º 45) e a Litografia Nacional (n.º 22), na Rua Dr. Alves da Veiga; o Ateneu Comercial do Porto (n.º 44), os Grandes Armazéns Nascimento (n.º 80), o Cinema Olimpia (n.º 121-133) e a Garagem Passos Manuel (n. 174-178), na Rua Passos Manuel; a Igreja de Santo Ildefonso, o Hotel Sul-Americano (n.º 125), o Grande Hotel da Batalha (n.º 115-116), o Teatro de S. João, Os Correios e Telégrafos do Porto (n.º 62), o Cinema Batalha (n.º 60) e o Teatro Águia D'Ouro (n.º 30), na Praça da Batalha; as traseiras da Estação de S. Bento; a Igreja e Ordem do Terço, na Rua Cimo de Vila; a Real Companhia Vinícola do Norte de Portugal (n.º 44), na Rua de Entreparedes; a Junta de Freguesia da Sé e Corregedoria (n.º 198), a Garagem Batalha (n.º 385), a garagem Central "Éden" (n.º 348), o Bairro Herculano e as Oficinas de S. José (n.º 123), na Rua Alexandre Herculano; a Fábrica Calçado Porto (95) e o campo de basquete do Clube Fluvial Portuense, na Rua Duque de Loulé; o Recolhimentos das Órfãs de Nossa Senhora da Esperança (n.º 349) e a Sociedade Anónima Elétrica do Lima e União Elétrica Portuguesa (n.º 240), na Avenida Rodrigues de Freitas; a Companhia Nacional Mercantil (n.º 22), na Rua da Porta do Sol; o Palácio dos Condes de Azevedo, a Direção das Finanças, o Dispensário Rainha D. Amélia para Crianças Pobres e capela, na Rua Saraiva de Carvalho; a muralha fernandina com as suas torres de menagem, no Jardim Arnaldo Gama; o Edifício do Governo Civil (antiga Casa Pia) e o Recolhimento da Porta do Sol, na Rua Augusto Rosa; a Capela dos Alfaiates e a Escola primária feminina, n.º 66 (n.º 14), na Rua do Sol.
Documento subordinado/Ato informacional, 1939/11/22 – 1939/11/22
Vista aérea zona residencial, comercial e industrial de Santo Ildefonso e Bonfim, desde a Rua Guedes de Azevedo (Norte), à Rua de Passos Manuel (Sul). Identificando-se, a Estação de Caminho de Ferro da Trindade e a Ordem da Trindade, na Rua Alferes Malheiro; dois complexos industriais (n.º 130 e n.º 153), a Saboaria do Bolhão, Ltd. (n.º 101-113) e a Fundição do Bolhão (n.º 32), na Rua do Bolhão; a Fábrica de Malhas "Alegria" (n.º 332), e a Tinturaria Portuense (n.º 330), na Rua da Alegria; a Estação de Serviço Bosch (n.º 312), na Rua Firmeza; a Fábrica de malhas "Invicta" (n.º 77A), a Garagem Pinto Bastos & Leite (n.º 162-174) e a Garagem Auto-Águia (n.º 45), na Rua Dr. Alves ad Veiga; a Pensão do Minho (n.º 926), a Companhia União Fabril de Sabão e Azeite (n.º 138-146), a Pensão do Norte (n.º 579) e a Fábrica de Sedas António Francisco Nogueira (n.º 265), na Rua Fernandes Tomás; o Mercado do Bolhão (n.º 101-113), na Rua de Sá da Bandeira; os Stands de Automóveis Austin e da Volvo (n.º 92), na Rua Alexandre Braga; a Capela das Almas, o Jornal "O Primeiro de Janeiro" (n.º 324), a Direção Geral de Monumentos do Norte (n.º 264), os Armazéns da Beira (n.º 230), o Grande Hotel do Porto (n.º 191-203), a Camisaria Confiança (n.º 181), a Fiat portuguesa (n.º 122), a Casa Alvão (n.º 118) e o Café Majestic (n.º 112-114), na Rua de Santa Catarina; a Fábrica de Espelhos e Vitrais "A Vitália do Bolhão" (n.º 396), a Fábrica de espelhos "Carvalhinho" (n.º 176), o Tribunal da Relação do Porto (n.º 111-131) e a Tipografia Imprensa Portuguesa (n.º 108-116), na Rua Formosa, o Teatro Rivoli, na Praça D. João I (em construção); a Tipografia Costa Carregal (n.º 29), na Rua do Ateneu Comercial do Porto; o Ateneu Comercial do Porto (n.º 44), os Grandes Armazéns Nascimento (n.º 80), o Cine Olímpia (n.º 121-133), o Coliseu do Porto (em construção, n.º 137) e a Garagem Passos Manuel (n.º 100), na Rua Passos Manuel.
Documento subordinado/Ato informacional, 1939/11/22 – 1939/11/22
Vista aérea da zona residencial, comercial e empresarial de Santo Ildefonso e do Bonfim, desde a Rua D. João IV (Nordeste), à Alameda das Fontainhas (Sudeste). Identificando-se, a Direção Geral de Monumentos do Norte (n.º 264), na Rua de Santa Catarina; a Garagem Auto-Serviços, Ltd. (n.º 163), a Fábrica de espelhos "Carvalhinho" (n.º 176), o Tribunal da Relação do Porto (n.º 111-121) e a Tipografia "Imprensa Portuguesa" (n.º 108-116), na Rua Formosa; a Garagem Autó-Águia (n.º 45), e a Litografia Nacional (n.º 22), na Rua Dr. Alves da Veiga; o Cine-Olímpia (n.º 121-133), o Coliseu do Porto (em construção, n.º 137) e a Garagem Passos Manuel (n.º 100), na Rua Passos Manuel; a Grande Pensão Aviz (n.º 451), a Auto-Lux estação de Serviço (n.º 368), a Garagem Progresso Invicta (n.º 429), a Garagem Galiza (n.º 397-405), o Recolhimento das Órfãs de Nossa Senhora da Esperança (n.º 349), a Escola de Belas Artes do Porto (n.º 267), o Colégio Leal (n.º 219) e a Fábrica de camisaria Quilhó e Queirós (n.º 199), na Avenida Rodrigues de Freitas; a Biblioteca Pública Municipal do Porto e Museu Nacional de Soares dos Reis (Convento de Santo António da Cidade), no Passeio de São Lázaro; a Escola Evangélica Redentor do Bonfim, com capela (n.º 223), na Rua Visconde de Bóbeda; a Companhia Vinícola do Norte de Portugal (n.º 44), na Rua de Entreparedes; a Sociedade Anónima Electra do Lima e União Elétrica Portuguesa (n.º 240), a Fábrica de calçado "Porto" (n.º 95) e o campo de basquete do Clube Fluvial Portuense, na Rua Duque de Loulé; a Garagem Central "Éden" (n.º 338), o Bairro Herculano e as Oficinas de S. José (n.º 123), na Rua Alexandre Herculano; o Asilo da Mendicidade, na Alameda das Fontainhas; o Abrigo dos Pequeninos e a Escola primária masculina, n.º 1, na Praça da Alegria.
Documento subordinado/Ato informacional, 1939/11/22 – 1939/11/22
Vista aérea da zona residencial, comercial e industrial de Santo Ildefonso e Bonfim, desde a Fábrica de Calçado Atlas (n.º 624-640), na Rua D. João IV (Norte), ao Largo do Padrão (Sul). Identificando-se, a Tinturaria Portuense (n.º 330) e a Fábrica de malhas Alegria (n.º 332), na Rua da Alegria; a Fábrica de tecidos Invicta (n.º 601), a Fábrica de passamanarias "A Xafarica" (n.º 594); a Casa de Saúde Portuense (n.º 588), a Garagem Pinto Basto & Leite (n.º 369) e o Consulado de Espanha (n.º 341), na Rua D. João IV; a Companhia Aliança (n.º 340-384), a Fábrica de bolachas Vilares (n.º 145) e o Asilo das Raparigas Abandonadas (n.º 182), na Rua Santos Pousada; a Estação de Serviço Bosch (n.º 312) e a Escola Industrial Faria Guimarães (n.º 49), na Rua Firmeza; a Capela das Almas, o Jornal "O Primeiro de Janeiro" e a Direção Geral de Monumentos do Norte (n.º 264), na Rua de Santa Catarina; a Pensão do Norte (n.º 579), a Fábrica de Sedas de António Francisco Nogueira (n.º 265) e a Fábrica de cartonagem "A Industrial" (n.º 48), na Rua Fernandes Tomás; a empresa de exportação / importação de malhas Bastos Fernandes & Magalhães, Ltd. (n.º 108), na Rua Comandante Rodolfo Araújo; a Companhia de Fiação Portuense (n.º 1) e a Companhia de fiação e tecidos do Porto (n.º 53), na Avenida Fernão de Magalhães; a antiga Fábrica de Tabacos "Portuense" e a Inspecção Fiscal dos Tabacos (n.º 30-58), no Campo 24 de Agosto; a Fábrica de espelhos do Carvalhinho (n.º 176) e a Tipografia Imprensa Portuguesa (n.º 108-116), na Rua Formosa; a Garagem Auto-Águia (n.º 45) e a Fábrica de malhas "Invicta" (n.º 177A), na Rua Dr. Alves da Veiga; o Coliseu do Porto (em construção, n.º 137), na Rua Passos Manuel.
Documento/Processo, 1969 – 1969
Reprodução do cartaz de boca de cena usado para os espetáculos do Coliseu, autoria de Cruz Caldas
Documento/Processo, 1944/05 – 1944/05
Notícia aos tenores da ópera «Boheme», de Puccini.
Documento/Processo, 1945 – 1945
Ilustração de Cruz Caldas com figuras do meio social portuense no vestíbulo do Coliseu do Porto. Entre essas ilustres pessoas destacam-se o "Empresário" do Coliseu, Rocha Brito, a violoncelísta Guilhermina Suggia, com as filhas do industrial Delfim Ferreira.
Documento/Processo, 1995 – 1995
Local de edição: Porto Editor: Estreia, Agência de Espectáculos Colorido Estampilha: não