Documento subordinado/Ato informacional, 1939/11/23 – 1939/11/23
Fotografia aérea da zona rural de Campanhã, desde a Estrada da Circunvalação, à Rua do Meiral (Sudeste). Identificando-se, os moinhos de Tirares, na Rua com o mesmo nome; o Posto da Guarda Fiscal, na Estrada da Circunvalação; a Ponte romana de Tirares, atravessando o Rio Tinto, perto da Rua do Lagarteiro; a Igreja e o Cemitério Paroquial de Campanhã, na Rua do Falcão; e a Quinta do Lagarteiro (dos Cines, ou do Tine, n.º 135), na Rua com o mesmo nome.
Documento/Processo, 1989 – 1990
Conjunto de gravuras representando governantes, políticos e militares, publicadas na obra "O Cerco do Porto".
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Representação em aguarela da guerra do Cerco do Porto.
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Pintura a óleo representando o escritor Portuense Almeida Garrett, de sentinela. Desenho do pintor portuense Joquim Vitorino Ribeiro. Almeida Garrett foi um dos sete mil e quinhentos soldados que, em 1832, vieram com D. Pedro IV dos Acores para o Porto para combater o absolutismo de D. Miguel. Integrava o Batalhão Académico que mal entrou na cidade se instalou no edifício do antigo mosteiro dos frades Agostinhos Descalços, vulgarmente conhecidos pelos "Grilos". Ainda hoje este templo e conhecido como "a igreja dos Grilos".
Documento/Processo, (Cerca de) [1833] – [1833]
Plantas de fortificações militares do exército miguelista durante o Cerco do Porto, da autoria dos tenentes de artilharia Barcelos e Banhos, incluindo: forte do Castro, reduto da Ervilha, reduto a leste da Ervilha, reduto de Serralves, reduto das Cruzinhas, reduto do Monte dos Burgos, reduto de São Gens, reduto de Dom Miguel, reduto de São Mamede, reduto das Arroteias, reduto da Areosa, bateria de Currais, bateria da Telheira, bateria da Amieira, reduto da Cruz das Regateiras, reduto de Contumil, reduto de Rio Tinto, acampamento de Sobral, reduto do Outeiro do Tine, reduto de Valbom, reduto de Vilarinho de Baixo, reduto de Vilarinho de Cima, acampamento do 5.º de Infantaria, acampamento do regimento 20 de Infantaria, reduto do Cabedelo, reduto da Pedra do Cão, reduto de Sampaio, bateria da Afurada, reduto do Verdinho, reduto do pinhal de Dona Leonor, reduto do Trovão, reduto da Fonte Santa, bateria do Pinhal Miudinho, bateria da Cavadinha, reduto de São Cristóvão, reduto do Crasto, bateria de Campo Belo e reduto da Formigosa.
Documento/Processo, (Cerca de) [1833] – [1833]
Plantas de fortificações militares do exército liberal durante o Cerco do Porto, incluindo: reduto da Luz, reduto do Pinhal, flecha do pinhal, reduto do Pasteleiro, flecha dos mortos, do Outeiro, bateria da Casa Branca, da Quinta do Vanzeler, flecha do Carvalhido, bateria do Carvalhido, bateria do Machadinho, bateria da Póvoa, bateria do Fojo, bateria do Bonfim, bateria da Lomba, da bateria da China de cima, bateria da Quinta do Salabert, bateria de Lordelo, bateria de Matosinhos, bateria do Bom Sucesso, beteria do Monte Branco, bateria do Cemitério dos Ingleses, bateria da Ramada Alta, bateria de São Paulo, bateria do Monte Pedral, bateria da Glória, bateria de Dom Pedro, bateria de São Brás, bateria da Aguardente, bateria do Cativo, bateria da Póvoa de Cima, bateria dos Congregados, bateria do Cativo, bateria de Barros Lima (com local do telégrafo), do reduto das Medalhas, reduto do Covelo, flecha das Antas, reduto do centro das Antas, reduto da direita das Antas, reduto de Campanhã, reduto da Arrábida, bateria do cónego Teixeira, bateria da Torre da Marca, da bateria da Quinta das Virtudes, bateria do Largo das Virtudes, bateria da Vitória, bateria do Postigo do Sol, bateria das Fontainhas, bateria da Corticeira, bateria do Seminário e bateria da China de baixo.
Documento/Processo, [199?] – [199?]
Desenhos das baterias que serviram ao exército libertador durante o Cerco do Porto, em 1833.
Documento/Processo, [1920] – [1920]
Reprodução de um desenho a lápis representando, um oficiial e um soldado do Batalhão do Pataco, envolvidos nas lutas liberias (Guerra Civil - Cerco do Porto).
Documento/Processo, [192?] – [192?]
Reprodução de um desenho do pintor Suíço, Augusto Roquemont.
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Reprodução de um desenho a lápis, representando uma das baterias do Cerco do Porto. Por João Batista Ribeiro. No desenho vêem-se os corpos académicos Negrão, Luís Serrão, José Serrão e Guilherme de Carvalho, estando indicados os respetivos nomes e ferimentos que apresentavam
Documento/Processo, [192?] – [192?]
Reprodução de um desenho a lápis e tinta sobre papel, representando os episódios do Cerco do Porto, por Jão Baptista Ribeiro.
Documento/Processo, [192?] – [192?]
Reprodução de um desenho a lápis e tinta sobre papel, representando os episódios do Cerco do Porto, por Jão Baptista Ribeiro.
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Carta escrita em francês. no Porto, em 23 de Julho de 1833. Durante a Guerra Civil.
Documento subordinado/Ato informacional
Reprodução de uma carta topográfica militar da cidade do Porto, do tempo do Cerco do Porto, do ano de 1833. Pertencente ao Arquivo Histórico do Ministério da Habitação e Obras Públicas.
Documento/Processo, [1834] – [1834]
Planta da cidade do Porto e zona envolvente, a norte e sul do rio Douro, com a localização das fortificações militares ocupadas pelos exércitos liberal e absolutista, durante o Cerco do Porto, levantada por ordem do coronel Moreira, à escala de ca. 1:25.400. Inclui resumo histórico sobre os acontecimentos militares.
Documento/Processo, [1834] – [1834]
Álbum de litografias relativas às fortificações militares do Cerco do Porto, incluindo: Carta topográfica das linhas do Porto levantada pelo coronel Moreira; Planta e perfis das fortificações e do edifício da Serra do Pilar; plantas e perfis do Forte da Luz, do reduto do Pinhal, do reduto do Pasteleiro, do Outeiro dos Frades, da Quinta do Vanzeler, do reduto do Monte Branco, da bateria do Cemitério dos Ingleses, da bateria da Ramada Alta, da bateria de São Paulo, da bateria das Pirâmides, da bateria do Carvalhido, da bateria da Glória, do reduto das Medalhas, da bateria de São Brás, da bateria da Aguardente, da bateria de Dom Pedro, da bateria de Dona Maria II, do reduto do Covelo, da Quinta do Machadinho, da bateria dos Congregados, da bateria da Póvoa de Baixo, da bateria de Goelas de Pau, da bateria da Póvoa de Cima, da bateria do Bonfim, da bateria do Cativo, da bateria das Antas, do reduto das Antas, da bateria do Bom Retiro, da bateria da Lomba, da bateria das Oliveiras, da bateria da Quinta da China, do reduto de Campanhã, da bateria da Corticeira, da bateria das Fontaínhas, da bateria do Seminário, da bateria do Postigo do Sol, da bateria das Virtudes, da bateria da Quinta das Virtudes, da bateria da Torre da Marca, da bateria da Vitória, da bateria da Quinta do Salabert, da bateria de Lordelo, da bateria de Matosinhos, da bateria do cónego Teixeira, do reduto da Arrábida, do Outeiro de São Gens, do reduto de Bulgos, do acampamento da Amieira, do reduto da Telheira, do reduto da Asprela, do forte de Dom Miguel, do reduto de Serralves, do reduto das Cruzinhas, da bateria de Carreiros, do reduto do Monte Crasto, do Forte da Ervilha, do reduto de São Mamede, do reduto de Currais, do reduto da Areosa, do reduto das Arroteias, do reduto da Cruz das Regateiras, do reduto de Contumil, do reduto da ponte de Rio Tinto, da Casa dos Bicos, da Flecha de Salgueiros, do acampamento no Rio Tinto, do acampamento de Sobral, do reduto da Pedra Salgada, do reduto da Formigosa, do reduto de Valbom, do reduto do Outeiro do Tine, da bateria de Campo Belo, da bateria da Cavadinha, do reduto do castro de Mafamude, da igreja de São Cristóvão, do reduto do Verdinho, do reduto do pinhal de Dona Leonor, da bateria da Afurada, do reduto do Trovão, do reduto da Fonte Santa, da bateria de Sampaio, do reduto do Cabedelo, do reduto do Padrão Novo de Vilarinho, do acampamento do 5.º de Infantaria, do reduto da Vilarinha, do Forte do Castelo do Queijo, do reduto da Pedra do Cão e das baterias do Cabedelo.
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Prato de cerâmica alusivo ao Cerco do Porto.
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Documento/Processo, [191?] – [191?]
Desenho realizado por João Baptista Ribeiro, mostrando o efeito das bombas lançadas na cidade do Porto durante o Cerco (Guerra Civil de 1832-1833).