Documento/Processo, 1986 – 1986
Responsabilidade: Avelino Rocha [design] Local de Edição: Gaia Editor: Câmara Municipal Impressor: Rocha Artes Gráficas Colorido Estampilha: Não
Documento/Processo, 1986 – 1986
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Pormenor da ponte, tabuleiro inferior. Ainda se vê parte do Porto com a Praça da Ribeira coberta de água. Pormenor da ponte, destacando-se as caves do vinho do Porto em Gaia, quase submersas pelas águas do rio.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
O presidente da República, transeuntes e automóveis atravessando a Ponte da Arrábida, durante o acto inaugural. Junho de 1963.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Retrato do Autor (a. 1915) do projecto para a construção da «Ponte - Avenida D. Amélia, sobre o Douro, entre as virtudes e a Estação das Devezas em Vila Nova de Gaya».
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Linha do Norte. O projecto pertence aos Caminhos de Ferro de Portugal.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
O simples esboço dos aspectos característicos das duas margens do rio parece querer indicar que foi uma só a preocupação de quem desenhou o apontamento reproduzido nesta estampa: documentar a existência da singela ponte que, lançada sobre barcas, foi a primeira, no século XIX, a assegurar a fácil travessia. A estampa serve de ilustração, com muitas outras, ao segundo volume da obra «Historical, Military, and picturesque observations on Portugal», de George Landmann, desenhada em 18 de Fevereiro de 1815 e impressa em Londres em 1818.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Desenho litografado quarenta e um anos após o trágico sucesso que rememora (1850), a gravura parece não obedecer a outro propósito que não seja o de mostrar quanto sofreram os portuenses no dia 29 de Março de 1809. Será talvez, um registo popular, possivelmente já ligado à devoçao das alminhas da ponte. Não admira, portanto, que não seja rigorosa a perspectiva, perfeito o desenho ou fiel a alusão ao desatre da ponte de barcas: sabe-se hoje, com bom fundamento, que a mesma não abriu boqueirão, pois que apenas houve submersão de uma ou mais barcas, que não se soltaram, porém, das amarras.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Pormenor da construção da ponte, vendo-se os operários em 1962.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Aspecto dos pilares e do arco em fase de construção, no ano de 1962.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Vista panorâmica da construção da ponte, durante a cheia de 1962. Fotos tiradas de Massarelos e do tabuleiro superior da ponte Luís I, vendo-se a igreja do Corpo Santo de Massarelos e a praça da Ribeira.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Chegada do Presidente da República, Almirante Américo Tomás, à Praça da Ribeira, para a inauguração da Ponte da Arrábida. Junho de 1963.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Pormenor do desembarque das padeiras nas respectivas escadas, no cais da Ribeira. Fotografia da Autoria de Emílio Biel, inícios do século XX.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Retrato de Carlos Luís Ferreira da Cruz Amarante (1748-1815), autor da ponte de Barcas.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Obras da abertura da Avenida da Ponte que dá acesso à Ponte Luís I, no ano de 1951.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Maqueta de uma ponte ferroviária.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Vista panorâmica de Gaia, tomada da cidade do Porto. Litografia n.º 4 de «As Margens do Douro», album de doze vistas por Cesário Augusto Pinto, em 1849 e litografadas por Joaquim Vitória Vilanova.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Vista da da cidade, tomada, em obediência ao que era tradição no tempo, de um ponto que permitia abranger toda a zona ribeirinha. Litografia n.º 5 de «As Margens do Douro», album de doze vistas por Cesário Augusto Pinto, em 1849 e litografadas por Joaquim Vitória Vilanova.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Vista panorâmica de Vila Nova, tomada da cidade do Porto. Litografia n.º 6 de «As Margens do Douro», album de doze vistas por Cesário Augusto Pinto, em 1849 e litografadas por Joaquim Vitória Vilanova.
Documento subordinado/Ato informacional, 1986 – 1986
Pormenor dos motivos escultóricos existentes na ponte da Arrábida, da autoria de Barata Feyo e Gustavo Bastos. (Entre1963-1964).