Comissão Organizadora da Exposição Agrícola. 1956

Produtor, 1956 – 1956


A Exposição Agrícola de 1956 foi promovida pela Câmara Municipal do Porto para a inauguração oficial do novo edifício do Pavilhão dos Desportos, após a conclusão das obras de construção. Esta iniciativa contou com o patrocínio do Ministério da Economia.
A exposição teve como objetivos mostrar o estado da agricultura em Portugal na época, promover o contacto entre os produtores, os serviços oficiais e os compradores de produtos agrícolas, contribuir para o aperfeiçoamento da agricultura e pecuária através do recurso a máquinas e utensílios modernos e, por último, divulgar a arte popular e o artesanato rural.
Os membros da Comissão Organizadora da Exposição Agrícola foram nomeados pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, e a direção entregue ao Doutor António Pedro Pinto de Mesquita.
Estruturada em quatro categorias de assuntos - agricultura, silvicultura, pecuária e material mecânico – esta mostra contemplou também duas secções: a etnográfica e a cultural.
A exposição encerrou a 18 de novembro, tendo recebido cerca de 200 000 visitantes.

  • Descrição
    • Tipo de entidade Coletividade

    • Código parcial COEA
    • Data de produção 1956 – 1956
    • Data de existência 1956 – 1956
    • Zona geográfica

      Porto

    • Funções, ocupações e actividades

      Nomeada pela Ordem de Serviço n.º 85/56, em cumprimento da deliberação da Câmara Minucipal do Porto de 15 de março de 1956, competia à Comissão Organizadora superintender em tudo o que respeitasse à organização e funcionamento da Exposição Agrícola:
      - submeter à aprovação da Câmara Municipal do Porto o plano geral e o programa da exposição;
      - administrar o subsídio concedido;
      - efetuar as adjudicações de terrenos e edifícios e de fornecimentos ou empreitadas;
      - utilizar o pessoal do Palácio de Cristal;
      - promover as deslocações dos seus vogais ou funcionários e promover o transporte de produtos ou materiais a expôr;
      - organizar a publicidade e propaganda da exposição.

    • Estrutura interna

      Para executar os serviços inerentes à exposição foram constituídas várias subcomissões: a comissão das atividades agrícolas, a comissão das atividades dos organismos oficiais, a comissão da indústria e comércio distribuidor, a comissão das atividades culturais, a comissão de contas, a comissão de propaganda e a secretaria e organização.


  • Relações