Comissão Municipal Infante 94. 1993-1995

Produtor


A Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses foi criada para organizar e coordenar a nível nacional as celebrações das Descobertas, entre as quais o 6.º centenário do nascimento do Infante D. Henrique. No Porto, e para apoiar este projeto, a Câmara e várias instituições públicas e privadas assinaram um protocolo de colaboração a 4 de março de 1992. Dentre elas destacaram-se as seguintes entidades: Associação Comercial do Porto, Associação Industrial Portuense, Ateneu Comercial do Porto, Cooperativa Árvore, Fundação de Serralves, Universidade Portucalense e Universidade do Porto.
A Comissão Municipal Infante 94 surgiu por despacho do Presidente da Câmara, em 26 de julho de 1993, para realizar ações culturais e recreativas de iniciativa camarária, integradas nas comemorações do nascimento do príncipe. Foi nomeado comissário o Dr. Teófilo Folhadela. A comissão era formada ainda pelos seguintes vereadores e dirigentes: Vereadora do Pelouro da Animação da Cidade, Vereadora do Pelouro da Educação, Chefe da Divisão do Arquivo Histórico, e outros responsáveis municipais.
O programa nacional das comemorações foi apresentado a 14 de janeiro de 1994, nos Paços do Concelho. A Câmara Municipal do Porto definiu três linhas de orientação para esta celebração:
- A evocação da vida e obra do Infante e sua repercussão na história nacional e da cidade ao longo dos séculos;
- A divulgação das culturas dos povos contactados pelos portugueses durante a época dos Descobrimentos;
- A análise do papel do Porto e do norte do país, perante os novos desafios colocados ao Homem no final do século XX.
As comemorações decorreram na cidade do Porto entre 4 de março de 1994 e 4 de março de 1995.

  • Unidades Documentais

  • Descrição
    • Tipo de entidade Coletividade

    • Código parcial CMI94
    • Data de existência 1993/07/26 – 1995/03/04
    • Zona geográfica

      Porto (concelho)

    • Funções, ocupações e actividades

      Coordenar um conjunto de ações culturais e recreativas municipais, envolvendo a montagem de grandes exposições temporárias e itinerantes, a realização e apoio a espetáculos e festivais, manifestações desportivas, congressos internacionais, restauro e valorização de monumentos, programas de investigação e edição, bem como a emissão de selos e moedas comemorativas, entre outras iniciativas.


  • Relações