Séries produzidas por Junta do Subsídio Militar. 1710-1715 9

[Subsídio Militar : recebimentos na Ribeira]

Série, 1710 – 1715

Assentos relativos ao rendimento da cobrança do imposto para pagamento dos soldos do Regimento da Cidade, determinado por carta régia de 7 de Julho de 1710 e lançado sobre o bacalhau e o ferro despachados.

Subsídio Militar : recebimentos em Vila Nova de Gaia

Série, 1710 – 1715

Assentos relativos ao rendimento da cobrança do imposto para pagamento dos soldos do Regimento da Cidade, determinado por carta régia de 7 de Julho de 1710 e lançado sobre o bacalhau e o ferro despachados.

Subsídio Militar : conhecimentos do regimento

Série, 1697 – 1798

Recibos de dinheiro entregue pela Câmara (do Cofre do Sobejo das Sisas) e pelo tesoureiro do Subsídio Militar, para pagamento de despesas dos presídios, fortalezas e do Regimento Militar da Cidade e, ainda, recibos relativos às entradas de dinheiro no Cofre do Subsídio Militar.

Subsídio Militar : sessões

Série, 1710 – 1826

Atas das reuniões da Junta do Subsídio Militar. O livro 1 contém também cópias de correspondência régia e outra, e relação dos géneros sobre os quais incidia o Subsídio Militar.

Subsídio Militar : recebimentos em São Domingos

Série, 1710 – 1715

Assentos relativos ao rendimento da cobrança do imposto para pagamento dos soldos do Regimento da Cidade, determinado por carta régia de 7 de Julho de 1710 e lançado sobre o bacalhau e o ferro despachados e sobre o sumagre entrado por terra, na Cidade.

[Subsídio Militar : autos e sentenças]

Série, 1710 – 1801

Processos referentes a autos cíveis e crime (de embargo, de agravo, de justificação, de requerimento, de penhora, de denúncia) e sentenças que dizem respeito ao pagamento do Subsídio Militar, que incidia sobre diversos produtos e em que foram partes a Junta do Subsídio Militar e comerciantes portugueses e estrangeiros (nomeadamente de vinho) e outras pessoas da cidade e seu termo.

Copiador das ordens e determinações do Subsídio Militar

Série, 1710 – 1790

Registo de cartas, avisos, provisões régias e correspondência oficial relativa ao estabelecimento e à cobrança do Subsídio Militar; termos de juramento de funcionários da Junta do Subsídio; atas de reunião da Junta e de vereações da Câmara; correspondência recebida e expedida pela Junta do Subsídio; sentenças, editais, obrigações dos guardas do Subsídio, portarias, informações, cartas de privilégio, contas de receita e despesa, etc. Contém também, nas f. 177-178, a relação dos presidentes da Junta do Subsídio Militar desde 1710 até 1808.

Subsídio Militar : depósitos

Série, 1711 – 1777

Assentos relativos aos depósitos de dinheiro, peças de ourivesaria e outros bens, entregues ao tesoureiro do Subsídio Militar, por diversas pessoas (entre elas membros da Igreja e comerciantes), até ser determinado se deveriam ou não pagar o Subsídio imposto sobre géneros que mandaram vir para a cidade, ou da cidade para outras localidades; assentos referentes à entrega do dinheiro depositado, por isenção do pagamento; assentos relativos ao manifesto de géneros e prestações de fianças e, ainda, traslados de requerimentos, privilégios, documentos régios, determinações da Câmara.

Subsídio Militar : receita

Série, 1710 – 1772

Assentos das verbas recebidas do imposto do Subsídio Militar, lançado sobre o vinho, azeite, aguardente, bacalhau, ferro, sumagre, carne, sal e sola para pagamento dos Regimentos da Cidade e Partido, com indicação dos nomes das pessoas que o pagaram, quantidades de produtos manifestados e embarcações que transportaram alguns dos géneros. Alguns livros contêm títulos de fianças prestadas para pagamento do subsídio a que eram obrigados os comerciantes nacionais e estrangeiros, e outras pessoas; verbas relativas ao subsídio cobrado nos concelhos do Termo da Cidade; cópias de provisões e outros documentos; rendimentos das portas da Cidade.