Museu Municipal do Porto. 1850-1940

Produtor


Em 1850 a Câmara Municipal do Porto adquiriu as coleções de arte de John Allen, criando o novo “Museu Portuense”. Reunia pintura, escultura, mobiliário, ourivesaria, azulejos, moedas e medalhas, cerâmica nacional e estrangeira, objetos arqueológicos, etc. Instalado na residência de Allen à Rua da Restauração, este estabelecimento foi também chamado Museu da Cidade (1853) e Museu da Municipalidade ou Museu Municipal (1858). Abriu ao público em 11 de abril de 1852. O seu primeiro diretor foi Eduardo Augusto Allen que elaborou o regulamento do novo Museu, aprovado em outubro de 1852.
Em 1905 esta coleção de arte foi transferida do edifício da Rua da Restauração para uma ala do Convento de Santo António da Cidade, em São Lázaro. Constatando-se que as instalações do convento eram exíguas para albergar tão valioso património, o Governo, em 1937, decidiu adquirir o Palácio dos Carrancas à Misericórdia do Porto para aí instalar os acervos do Ateneu D. Pedro e do Museu Municipal. Antes da transferência, as obras de arte foram inventariadas e identificadas. A Câmara Municipal do Porto tem o reconhecido direito de propriedade sobre estas obras de arte apesar de elas se encontrarem no atual Museu Nacional Soares dos Reis. O Museu Municipal foi extinto em 1940.

  • Descrição
    • Tipo de entidade Coletividade

    • Código parcial MMPRT
    • Data de existência 1850 – 1940
    • Zona geográfica

      Porto

    • Funções, ocupações e actividades

      O Museu Portuense destinava-se não só a proporcionar lazer aos habitantes do Porto, mas também a promover na cidade e no País a cultura e o desenvolvimento das Belas-Artes, das Ciências Naturais e das Artes Industriais. Competia ao museu expor e conservar os objetos que constituíam a coleção para poderem ser estudados. Cabia ainda aos responsáveis do museu conceber e fornecer aos visitantes catálogos de todas as coleções, bem como promover o estabelecimento de relações entre esta instituição e as sociedades científicas de artistas de Portugal e os cônsules portugueses residentes noutros países. Era intenção da Câmara promover o desenvolvimento da coleção relativa ao ramo da Mineralogia e criar novos núcleos.

    • Língua
      Portuguese

  • Relações