Séries produzidas por Câmara Municipal do Porto. Séc. XIII- 104

Pergaminhos

Série

[Eleições dos oficiais das companhias de ordenanças da cidade]

Série, 1805 – 1807

Termos de eleição e juramento de oficiais das 14 Companhias de Ordenanças da cidade, feitos em sessões da Câmara.

[Companhia do Gás do Porto : documentos avulsos]

Série, 1906 – 1920

Documentos da Companhia do Gás do Porto, relativos a questões de fornecimento de energia, incluindo correspondência, certidões, atas de sessões, pareceres jurídicos, apontamentos e minutas e, ainda, alguns impressos, nomeadamente os "Estatutos da Sociedade Energia Elétrica do Porto" (1907), os "Estatutos da Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada Libertadora Elétrica" (1907) e um outro intitulado "A Sociedade Energia Elétrica do Porto à Comissão Administrativa do Município do Porto" (1913), bem como uma cópia da planta geral da distribuição de energia da Cooperativa Libertadora Elétrica.

Registo dos fogos e moradores no distrito da 11ª Companhia da Capitania-mor de Ordenanças da cidade do Porto

Série, [1823] – [1832]

Registo dos moradores da zona pertencente à 11ª Companhia da Capitania-Mor de Ordenanças da Cidade, indicando os nomes, moradas, profissões, filiação, estado civil, datas de alistamento e das revistas efetuadas e outros dados. Incluem registos de alistamento de 1823-1832 e anotações até 1832.

[Listas das 14 Companhias de Ordenanças do Porto]

Série, 1807 – 1808

Registo dos moradores nas zonas pertencentes às 14 Companhias de Ordenanças da cidade, com indicação das profissões, idades, número e nomes dos filhos, para efeito de alistamento e aboletamento de soldados e oficiais; mapas de soldados que deram baixa.

[Listas das companhias de ordenanças do concelho do Porto : companhia de metade da freguesia da Sé (capitão Manuel Ribeiro de Faria)]

Série, 1764 – 1795

Registo dos moradores de metade da freguesia da Sé (zona pertencente à Companhia do capitão Manuel Ribeiro de Faria), com indicação das profissões, idades, número e nomes dos filhos, para efeito de alistamento na referida Companhia de Ordenanças. Inclui "Listas de moços capazes para o Real Serviço".

[Listas das companhias de ordenanças do concelho do Porto : companhia de metade da freguesia da Sé (capitão Gabriel Afonso Ribeiro)]

Série, 1780 – 1792

Registo dos moradores de metade da freguesia da Sé (zona pertencente à Companhia do capitão Gabriel Afonso Ribeiro), com indicação das profissões, idades, número e nomes dos filhos, para efeito de alistamento na referida Companhia de Ordenanças. - Incluem "Listas de Moços Capazes para o Real Serviço".

Listas das companhias de ordenanças do Concelho do Porto: Companhia de São Nicolau

Série, 1780 – 1795

Registo dos moradores da freguesia de São Nicolau, com indicação das profissões, idades, número e nomes dos filhos, para efeito de alistamento na Companhia de Ordenanças. - Inclui "Listas de Moços Capazes para o Real Serviço".

[Listas das companhias de ordenanças do concelho do Porto : Companhia de Santo Ildefonso (parte oriental)]

Série, 1780 – 1795

Registo dos moradores da freguesia de Santo Ildefonso (parte oriental), com indicação das profissões, idades, número e nomes dos filhos, para efeito de alistamento na Companhia de Ordenanças. Inclui "Listas de moços capazes para o Real Serviço".

[Listas das companhias de ordenanças do concelho do Porto : Companhia de Santo Ildefonso (parte ocidental)]

Série, 1767 – 1799

Registo dos moradores da freguesia de Santo Ildefonso (parte ocidental), com indicação das profissões, idades, número e nomes dos filhos, para efeito de alistamento na Companhia de Ordenanças. - Incluem "Listas de Moços Capazes para o Real Serviço".

Listas das companhias de ordenanças do concelho do Porto

Série, 1764 – 1792

Registo dos moradores do Porto, com indicação das profissões, idades, número e nomes dos filhos, para efeito de alistamento nas Companhias de Ordenanças. - A unidade A-PUB/4822 inclui apenas "Listas de Moços Capazes para o Real Serviço".

[Mapas de marinheiros das Companhias de Ordenanças da Capitania-mor do Porto, isentos do recrutamento da tropa de linha e milícias]

Série, 1814 – 1814

Relações dos marinheiros isentos do recrutamento para a tropa de linha e milícias no concelho da Maia e nas 14 Companhias de Ordenanças da cidade do Porto. Existe apenas um mapa do concelho da Maia.

Companhia do Gás do Porto e de Bouças : documentos relativos ao embargo da canalização da Estrada da Circunvalação pela Companhia de Bouças contra a do Porto

Série, 1896 – 1907

Registo de participações das companhias do gás e águas, etc:

Série, 1908 – 1911

Registo de participações da Companhia do Gás do Porto, da Compagnie Générale des Eaux pour l’Étranger e da Sociedade Energia Elétrica do Porto, com indicação das moradas onde ocorrem os problemas e do tipo de ocorrência.

[Relações de forasteiros de 1ª e 2ª classes das ordenanças da Capitania-mor do Porto]

Série, 1813 – 1813

Relações de vagabundos encontrados e presos nas Companhias de Ordenanças da Capitania-Mor do Porto: Aguiar de Sousa, Maia e Porto.

Copiador das ordenanças

Série, 1812 – 1832

Cópia de correspondência dirigida pela Câmara aos oficiais das Companhias de Ordenanças da cidade e seu termo. Inclui, em anexo, no verso da pasta superior, o original de um ofício do capitão comandante da Companhia de Ordenanças da Honra de Sobrosa à Câmara do Porto (1814-03-15).

Livro dos juramentos dados a todos os oficiais de ordenanças, juízes, ouvidores e tudo o mais que pertence ao Ilustríssimo Senado da Câmara, Capitão-mor

Série, 1809 – 1809

Termos dos juramentos de oficiais das Companhias de Ordenanças, juízes, jurados, almotacés, meirinhos, quadrilheiros, juízes de várias profissões e outras pessoas, para o exercício de cargos e profissões na cidade e seu termo.

Documentos individuais das ordenanças do Concelho de Refojos

Série, 1782 – [1828]

Requerimentos para dispensa de recrutas e para nomeação de oficiais das Ordenanças, atestados médicos, certificados (de estudo, emprego, baptismo, ausência do país, etc.), participações para a prisão de desertores e outros documentos referentes a recrutas e oficiais das Ordenanças.

Documentos individuais das ordenanças do Concelho da Maia

Série, 1787 – 1818

Requerimentos para dispensa de recrutas e para nomeação de oficiais das Ordenanças, atestados médicos, certificados (de estudo, emprego, baptismo, ausência do país, etc.), participações para a prisão de desertores e outros documentos referentes a recrutas e oficiais das Ordenanças.

Documentos individuais das ordenanças do Concelho de Gaia

Série, [1780] – 1824

Requerimentos para dispensa de recrutas e para nomeação de oficiais das Ordenanças, atestados médicos, certificados (de estudo, emprego, baptismo, ausência do país, etc.), participações para a prisão de desertores e outros documentos referentes a recrutas e oficiais das Ordenanças.